Capital Político
Capital Político
Coluna

Alerj pode autorizar IPVA em seis parcelas

A coluna Capital Político desta semana destaca a possibilidade da Alerj aprovar o PL que prevê melhoria da condição de pagamento do IPVA.

Compartilhe:
23 de maio de 2024
Alerj pode autorizar IPVA em seis parcelas
Deputados André Corrêa e Luiz Paulo são autores do PL que será votado na Alerj

Deve ser votado em breve na Alerj o projeto de lei que garante o parcelamento do IPVA em seis parcelas. Atualmente, o imposto só pode ser parcelado em três vezes. Com parecer favorável da Comissão de Tributação e Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização de Tributos, o projeto tem como autores os deputados André Corrêa (PP) e Luiz Paulo (PSD).


Deputado lança candidatura a prefeito

O deputado Valdecy Saúde (PL) lança neste sábado (25/05) sua pré-candidatura a prefeito de São João de Meriti, em um evento no Via Music, na Rodovia Presidente Dutra. Valdecy foi vereador em São João por três mandatos e está no seu segundo mandato como deputado estadual, eleito com mais de 60 mil votos. Ele conta com o apoio do governador Cláudio Castro e de vários parlamentares.


Val Ceasa, coordenador de campanha

O deputado Val Ceasa vai ser o coordenador da campanha de Valdecy Saúde. Ele também estará articulando candidaturas majoritárias em outros municípios da Baixada Fluminense, além de apoiar candidatos a vereador no município do Rio de Janeiro. Val chegou a ser cotado para ser candidato à vice na chapa do prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição.


Saúde no campo

O deputado Jair Bittencourt (PL) protocolou na Alerj uma indicação legislativa solicitando ao Governador Cláudio Castro o envio de mensagem à Casa dispondo sobre a criação do Projeto Mais Saúde no Campo nos municípios fluminenses que desenvolvem atividades rurais. Segundo ele, a ideia é levar atendimento médico e ações de prevenção para os trabalhadores do campo.


Garrafa de vidro fora

A Alerj aprovou o projeto de lei que proíbe a venda de bebidas em recipientes de vidro no entorno de estádios em dias de jogos, no Estado do Rio de Janeiro. O autor do projeto é o deputado Carlinhos BNH (PP). Segundo ele, a medida vai colaborar com a segurança dos torcedores.


Como Getúlio Vargas

“Comparo muito o que acontece no Brasil de hoje com o retorno de Getúlio Vargas. Ele tinha sido um grande presidente, mas quando voltou, voltou fora de sua época. Não conseguia se comunicar com a população”, de Michel Temer opinando sobre o atual governo.


Mesmo erro de Vargas

“Havia expectativa de que Lula compreendesse que venceu a eleição porque adotou um papel mais ao centro. O que mais incomoda não é cometer um erro, mas repetir os erros”, de Rodrigo Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras.


Lula está ficando gagá?

Ele já usava no passado declarações erradas em horas erradas e em circunstâncias erradas. E achava que as pessoas gostavam. Agora, tem aumentado a dose. Vem repetindo o tom errado nas mais diversas situações, ninguém entende o que Lula pretende com isso e tampouco sua necessidade. Na maioria das vezes, provoca sequelas, especialmente quando acha que está certo fazer humor em momentos mais delicados.


Mania ou vício

Poderia ser uma mania, mas virou vício: o presidente não consegue se conter. Esta semana em São Leopoldo, depois da gafe de “Sou Grêmio e Internacional”, quando pisou no Rio Grande do Sul transformado em calamidade, tentou fazer graça sobre eleições no meio da tragédia. “Eu vou viver até os 120 anos e vou demorar. Já falei para o homem lá de cima: não estou a fim de ir embora. Preciso disputar umas dez eleições. O Lula de bengala disputando”. Ninguém riu, nem entendeu.


Moro se livra da cassação

Em cima da hora, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) procurou o ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte e demais integrantes do tribunal para defender a absolvição do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro (União Brasil-PR) de uma ação no TSE que poderia levar à cassação do seu mandato. Queria preservar a vontade de quase 2 milhões de eleitores que votaram nele – e sem se importar com a torcida de Lula. Pacheco ainda disse que uma cassação poderia aumentar os desgastes entre o Congresso e o Poder Judiciário.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.