A sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte da capital fluminense, vai receber o Memorial Covid-19, que vai homenagear as vítimas dos efeitos da pandemia. A escolha do projeto arquitetônico aconteceu através de concurso.
A competição foi organizada em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e escolheu uma proposta paulista. A equipe é formada por Paulo José Tripoloni, Pablo Mora Peludo, Gabriel Costa Dantas e Fernanda Macedo Haddad.
Para o júri, o quarteto reforçou o papel da ciência e narrou poeticamente as fases da pandemia através da união entre circulação e contemplação. A avaliação considerou ainda a sensibilidade e o entendimento sobre o memorial e o sofrimento.
Memorial Covid-19 vai contar com praça
O espaço projetado pela equipe vencedora pretende oferecer reflexão e transformação, a partir de momentos vividos durante a pandemia, como destaque para angústias, preocupações, isolamento, mudanças, esperança de superação e o conceito de continuidade da vida.
A proposta prevê uma praça na área próxima à Avenida Brasil e à entrada principal da sede da Fiocruz. A ideia é que os olhares dos que circularem pelo memorial sejam direcionados para a natureza existente.
Segundo os autores, o projeto conta com empenas — paredes — brancas que envolvem o conjunto e são como lenços que enxugam as lágrimas. A água que cai como lágrimas flui em direção aos lagos e simboliza transformação e renascimento. Ao percorrer o memorial, os visitantes são guiados à contemplação e incentivados a continuar através da interação lúdica com os espaços naturais.
Pandemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu em 11 de março de 2020 a pandemia, sendo oficialmente encerrada em cinco de maio de 2023. Durante esse período, foram registrados mais de 765 milhões de casos e quase sete milhões de mortes em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, entre março de 2020 e 18 de maio de 2024, 712.205 morreram no Brasil em decorrência da doença, enquanto que mais de 38 milhões de pessoas foram contaminadas.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.