A sucursal Rio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) e o HotéisRIO divulgaram na quarta-feira pesquisa de ocupação para o feriado da Semana Santa. Segundo o HotéisRIO, até aquele momento a rede hoteleira do interior do estado apresentava uma média de ocupação de 80,39%.
A liderança no quesito é da região de Itatiaia/Penedo, com 91,20%, seguido de perto por Armação dos Búzios (89,10%). Macaé ocupa a terceira colocação, com 85%, com Cabo Frio (84,80%) e Arraial do Cabo (81%), quarto e quinto colocados, respectivamente.
Em sexto lugar está Paraty (80,10%); logo depois temos um empate entre Petrópolis e Teresópolis, com 80% de ocupação, seguidos por Rio das Ostras (78,20%), Vassouras (78,10%); em décimo está Angra dos Reis (77%), em décimo primeiro Valença/ Conservatória (76,80%), Nova Friburgo (76,10%) e, em último, Miguel Pereira, com 68%.
Ocupação hoteleira na capital
O município do Rio de Janeiro registra uma média de 81,42% dos quartos reservados para o período de 15 a 17 de abril. As regiões de Barra/ Recreio/ São Conrado lideram com 89,70%, com Ipanema/Leblon em segundo lugar (88,36%) e Copacabana/ Leme em terceiro (85,17%). Flamengo/ Botafogo aparecem na quarta posição com 75,35% e Centro está em último, com 54,57%.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, atribui o bom resultado da ocupação hoteleira ao fato de o Rio ser um estado com atrativos turísticos reconhecidos internacionalmente, inúmeras opções culturais e gastronômicas, além da proximidade com importantes destinos emissores: “É um turismo doméstico, com turistas oriundos de São Paulo, capital e interior, e Minas Gerais”.
O secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, destaca que os números da ocupação hoteleira reforçam a variedade que o Rio de Janeiro tem, com atrações e destinos para todos os tipos de viajantes. “A pesquisa mostra a variedade de destinos belíssimos que nosso Rio de Janeiro tem. Entre a lista dos municípios com maior taxa de ocupação, temos destinos de serra, de mar, de aventura, ou seja, uma diversidade incrível que atrai os mais variados tipos de visitantes. Esse é o nosso diferencial que, com a união de todos os envolvidos no setor, vai recolocar o Rio de Janeiro em lugar de destaque nacional e internacional”.