Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, o Hemonúcleo de Volta Redonda, no Sul Fluminense, lança a campanha “Junho Vermelho”. Durante todo o mês, a iniciativa busca aumentar as doações de sangue, essenciais para abastecer os hospitais de Volta Redonda, Piraí e Pinheiral.
De acordo com o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, responsável pelo Hemonúcleo de Volta Redonda, as doações vêm caindo muito nas últimas semanas, e os estoques estão ficando vazios. “Que as pessoas possam aproveitar o ‘Junho Vermelho’, que é um mês de conscientização sobre a importância de ser um doador, para vir fazer a sua doação e ajudar a salvar vidas. Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos, principalmente o O negativo. Lembrando sempre que com uma doação você pode salvar até quatro vidas”, disse Lula.
Hemonúcleo informa os requisitos para ser doador
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); não estar em jejum e nem ter ingerido alimentos gordurosos e bebida alcoólica no dia anterior a doação.
No dia da doação, o voluntário deve apresentar na unidade um documento de identidade com foto. Para ser um doador é preciso ainda manter um estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemonúcleo de Volta Redonda fica no Hospital São João Batista (HSJB) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.