*Por Enzo Moreira
A creator economy, tendência do mercado que utiliza criadores de conteúdo na geração de lucros, se fortalecerá ainda mais até o final de 2024. De acordo com um levantamento recente da Goldman Sachs o mercado global da economia dos criadores de conteúdo vale atualmente cerca de US$ 250 bilhões e pode chegar a US$ 480 bilhões até 2027.
Esses creators, que têm um público segmentado e engajado, estão presentes em redes sociais, plataformas de vídeo e podcasts. Nesses ambientes, usufruem de mais autonomia, de acordo com os próprios interesses na abordagem . “Eles conseguem gerar receita diretamente com o público, bem como podem construir um engajamento autêntico com suas comunidades.”, explica o especialista.
Na creator economy, um pequeno ou médio influenciador digital pode diversificar suas receitas e não precisa depender do mercado publicitário para faturar. É por isso que o segmento é valorizado continuamente. Neste ano, a creator economy tem algumas estratégias como tendências, com foco nos criadores de conteúdo e na criação de marcas.O primeiro destaque fica por conta do aumento da pirâmide naquilo que se
considera como influenciador. Ou seja, com o aumento da cauda longa devido ao aparecimento de novas oportunidades, as empresas estão passando a confiar mais em micro e nanoinfluenciadores, já que esses indivíduos verdadeiros fãs da marca conseguem passar a mensagem da companhia com autenticidade e proximidade aos seguidores.
Nesse sentido, as marcas tendem cada vez mais a investir com recursos em produtores de conteúdo que se comunicam da forma mais adequada ao seu público-alvo e entendem as dinâmicas do mundo digital.Além disso, é importante evidenciar a importância do influenciador como um canal de mensagem. Se tempos atrás empresas precisavam despender um grande valor para transmitir um conteúdo específico, atualmente muitas delas compreendem o papel dos influenciadores digitais nesse processo de comunicação e engajamento.
Em outras palavras, partindo da premissa que as pessoas não costumam estar dispostas a criar um relacionamento com uma marca — mas sim com as pessoas que elas acompanham constantemente —, faz bastante sentido que as empresas estejam dando mais atenção à função dos creators nesse processo de comunicação e aproximação.
Originando marcas
A criação de marcas pelos grandes influenciadores digitais também é uma tendência atual importante dentro da creator economy. Um exemplo claro disso é o lançamento da marca Guday ao lado da influenciadora digital Manuela Cit. Nessa lógica, com o lançamento de novos negócios, torna-se possível utilizar a audiência e poder de influência na conversão de novos clientes.
Os criadores de conteúdo já perceberam esse tipo de oportunidade e cada vez mais marcas surgem no mercado, visto que a longo prazo esses negócios podem ser até mais vantajosos do que o comum modelo de publicidade. Com a atenção correta a todos os pilares na elaboração, ter sucesso com um negócio voltado a bens de consumo é uma realidade cada vez mais perceptível..
Grandes empresas atualmente contam com criadores de conteúdo para a elaboração e condução de estratégias de comunicação. Muito disso se dá pelo conhecimento que essa pessoas têm do meio digital, afinal, ninguém melhor do que um creator para liderar estratégias para uma marca no ambiente on-line. Esses profissionais contribuem, portanto, com novas ideias, boas narrativas e uma abordagem de conteúdo mais adequada com cada plataforma e com os anseios da sociedade.
Enzo Moreira é cofundador da Norte, empresa criadora de marcas junto a influenciadores
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