A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, no Norte Fluminense, iniciou na última semana de junho o plantio de maracujá no Horto Municipal. O projeto faz parte de uma colaboração entre a prefeitura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fomentar a produção de frutas cítricas no município, como alternativa de cultura para a agricultura familiar.
Quissamã é o único polo de experimento de citricultura da Embrapa no Estado do Rio de Janeiro. A proposta é revolucionar a produção de frutas cítricas. O projeto ainda vai avaliar as espécies de maracujá mais adaptáveis ao solo e clima da região, além da resistência a doenças. A partir da iniciativa será possível garantir maior produtividade e lucro.
Projeto do cultivo do maracujá inclui capacitação
“Firmamos parcerias com órgãos como a Embrapa e a Pesagro. Desta forma, foi garantida a capacitação técnica e a realização de estudos de campo para a obtenção de espécies adaptadas ao clima e solo da região, com melhores resultados aos produtores”, enfatiza o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente Luiz Carlos Fonseca.
Além do maracujá, o Horto Municipal também está explorando outras opções, como laranja, umbu, manga, acerola, abacaxi e mandioca. Assim será permitido diversificar ainda mais a produção da agricultura familiar. Neste mês de julho acontece o plantio de mamão, limão taiti, abacaxi imperial (sem espinhos), goiaba e um experimento de café connilon.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.