Região Serrana
Revitalização

Feirinha de Teresópolis terá 1ª fase da reforma entregue em agosto

Obra contempla nova praça de alimentação, paisagismo, mobiliário urbano e piso podotátil, para garantir a acessibilidade na Feirinha de Teresópolis.

Compartilhe:
15 de julho de 2024
Sara Oliveira
Feirinha de Teresópolis terá 1ª fase da reforma entregue em agosto
Primeira fase da reforma da Feirinha de Teresópolis será inaugurada em agosto. (Foto: Bruno Nepomuceno)

Em visita oficial a Teresópolis, na Região Serrana, na última quinta-feira (11), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, acompanhado pelo prefeito Vinicius Claussen, anunciou que a primeira etapa das obras de reforma e remodelação da Praça Higino da Silveira, conhecida como Feirinha de Teresópolis, será inaugurada em agosto. Esta fase inclui a praça de alimentação e o primeiro quadrante da praça.

Um plano de retomada estratégica, com novas diretrizes de funcionamento e plano de comunicação e marketing da Feirinha de Teresópolis foi apresentado aos expositores pelo Governo do Estado e a Prefeitura, a fim de potencializar o atrativo, atrair mais visitantes e impulsionar a geração de trabalho e renda.

“Temos que olhar um investimento como esse, de quase R$ 13 milhões, de forma positiva. É uma obra de grande complexidade, principalmente em relação à drenagem, o que alterou todo o cronograma. Em agosto entregaremos a primeira fase e nos primeiro semestre de 2025, a etapa final. Pedimos desculpas aos expositores pela demora, mas em breve estaremos de volta celebrando a entrega total desse importante equipamento turístico, uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil”, assegurou o Governador Cláudio Castro, acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Rodrigo Bacellar, e o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Reforma inclui nova identidade arquitetônica na feirinha de Teresópolis

O projeto de reestruturação dos 20.000m² desse importante espaço público municipal inclui nova identidade arquitetônica, com renovação do paisagismo e do mobiliário urbano e piso podotátil, para garantir a acessibilidade. Na praça de alimentação, os boxes estão todos remodelados, com área compartilhada para atendimento ao público e cozinhas com bancada de pedra e pia inox, escada de acesso ao mezanino, revestimento apropriado no piso e paredes, seguindo as normas da Vigilância Sanitária.

“A Feirinha é o principal atrativo de Teresópolis. São 500 expositores, 3 mil empregos gerados e 10 mil visitantes por fim de semana. Com toda essa obra teremos um novo equipamento de lazer e entretenimento. Quem ganha é Teresópolis, pois turismo é desenvolvimento econômico”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, junto com o Vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger, e os secretários municipais Vinicius Oberg, de Governo, Ricardo Pereira Jr, de Projetos Especiais, Elizabeth Mazzi, de Turismo, e Ricardo Guarilha, de Cultura.

O Prefeito destacou outras importantes obras de infraestrutura realizadas no município pelo Governo do Estado. “O Governador Cláudio Castro trouxe mais de R$ 300 milhões de investimentos para Teresópolis nos últimos anos. Posso citar o recapeamento da RJ-130, a duplicação da Ponte do Imbuí, a reforma da rodoviária, a retomada das obras de contenção de encostas da época da tragédia de 2011 e as novas 500 moradias do Parque Ermitage 2, entre outros”, enumerou Vinicius Claussen.

Trabalhando na Feirinha de Teresópolis há 30 anos no setor de gastronomia, o expositor Marco Antonio Alvarenga Borges, o Marcão, comemorou o anúncio. “Estamos mais confiantes, pois vemos que a obra está andando para a reta final, isso dá uma tranquilidade de que, em breve, retomaremos a nossa vida normal. Tenho um grande amor pela Feirinha, criei os meus filhos aqui”, comentou.

As expositoras Luciana Ramos e Leocádia de Souza Pinto também acompanharam a visita. “A expectativa é grande, agora vemos as coisas acontecerem. Sabemos que imprevistos acontecem e que uma obra desse porte realmente é demorada. Agradecemos ao Governador e ao Prefeito”, comentou Luciana. “Demorou, mas já, já poderemos retomar nossa vida e voltar para a querida praça de alimentação, que amamos muito. Gratidão a todos que se empenharam para que essa obra fosse realizada”, completou Leocádia.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.