Nesta quinta-feira (18), a Associação de Pescadores Maricultores e Lazer do Sahy (Assopesca), em Mangaratiba, relança a “Campanha Pesca Legal”. A iniciativa, promovida pelo Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba da UERJ, em parceria com a Capitania dos Portos e o Fórum de Pescadores da Baía de Sepetiba, conta com o apoio da Vale.
O objetivo da Pesca Legal é facilitar a emissão dos documentos necessários a pesca legal por parte da Marinha, visando reduzir a burocracia e os custos na emissão das autorizações para as pequenas embarcações artesanais. As 125 inscrições feitas pelas entidades de pesca do fórum serão contempladas com a legalização das embarcações.
Associações e colônias de pescadores participarão da Pesca Legal
A campanha contará com a participação de associações e colônias de pescadores da Baía de Sepetiba, que são responsáveis por divulgar as orientações e recolher, junto a seus associados, os documentos necessários para a emissão de autorizações de pesca. Por meio da Vale, a iniciativa contará com serviços de engenharia naval e distribuição de kits de segurança marítima.
“A regularização das embarcações dos pescadores artesanais e a divulgação das regras e normas são importantes ferramentas para a preservação do meio ambiente e para a reconhecimento das comunidades pesqueiras da região”, reforça Catia Antonia da Silva, professora titular da UERJ e coordenadora do Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.