Dados do Sebrae Rio revelam que 49% dos pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro estão concentrados na capital. Atualmente, são 787,2 mil pequenos negócios no município, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI) (496,6 mil), Microempresas (231,5 mil) e Empresas de Pequeno Porte (59 mil). Para aqueles que desejam abrir um negócio, as tendências principais entre os cariocas são: tecnologia e serviços digitais; inovação; sustentabilidade e energias renováveis; turismo e hospitalidade; gastronomia; saúde e bem-estar.
O Sebrae Rio disponibiliza gratuitamente o Relatório de Inteligência Territorial – Centro, Tijuca e Zona Sul neste link. Na capital, os pequenos negócios estão distribuídos da seguinte forma: o setor de serviços lidera com 53,41% das empresas, seguido por comércio (20,56%), indústria (14,08%), economia criativa (7,48%), turismo (4,32%) e agropecuária (0,15%).
“Em 2023, a principal dificuldade do pequeno empresário brasileiro é conseguir clientes, superando o custo dos insumos. O ambiente digital está saturado, tornando essencial a ajuda profissional na busca por clientes. O estudo foca em regiões da capital, destacando a importância de entender as tendências locais antes de investir”, analisa Eduardo Sipaúba, coordenador regional do Sebrae Rio.
Estratégias de desenvolvimento territorial para pequenos negócios
Para fortalecer a região e as microrregiões onde a empresa está localizada, o dono de um pequeno negócio ou potencial empreendedor precisa avaliar os cenários locais, considerando estratégias de desenvolvimento territorial com base em tendências, inovação e comportamento de consumo.
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