Por Nelson Lopes
Se antes Eduardo Paes bancava Pedro Paulo como vice nas eleições deste ano, a despeito da pressão dos petistas para indicar o vice, agora as pressões para que o partido de Lula indique um nome também partem da Executiva Nacional do PSD. Parte da cúpula da legenda considera inaceitável o desgaste criado pelo fato de ter vindo à tona a existência de um vídeo íntimo de Pedro Paulo, o que pode abalar a empreitada de reeleição de Paes.
Com um vice petista, a chapa ganharia musculatura, por se atrelar a Lula. Algo que, aliás, Paes não conseguiria ao escalar o jovem ex-secretário Eduardo Cavalieri, que vem sendo apontado como a principal alternativa a Pedro Paulo, como vice.
Seria um teste?
A campanha de Paes já sabia da existência do vídeo há aproximadamente um mês. Mas, existe uma corrente interna que defende a seguinte tese: o vídeo teria vazado agora, por obra da própria campanha de Paes, para evitar um desgaste à frente, nas vésperas das eleições, caso o material caísse nas mãos das redes bolsonaristas.
Desta forma, o nome de Pedro Paulo poderia ser testado em pesquisas. Mas, há pouco tempo: até o dia 15, a chapa precisa estar registrada no TSE.
Um dia após o outro…
Quem comemorou muito isto foi o bolsonarismo, que se via às voltas com as investigações da Polícia Federal sobre a Abin paralela. Agora, Alexandre Ramagem espera navegar em mares mais calmos até a eleição.
Ah, e conforme antecipado aqui, na Coluna Conexão Brasília, Ramagem já conseguiu o salto de popularidade que sonhava por se atrelar a Jair Bolsonaro. A última pesquisa DataFolha mostra que Paes não ganha no primeiro turno e que o bolsonarista ultrapassou dois dígitos de popularidade.
Olho em 2026…
Que Eduardo Paes sonha ser governador em 2026, todo mundo sabe. Mas, é possível que ele tenha um adversário de peso: cresce cada vez mais o nome de Flávio Bolsonaro para disputar o cargo.
O filho 01 do ex-presidente, aliás, passaria a acompanhar Cláudio Castro em agendas a partir do ano que vem. Tudo para pavimentar este caminho.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.