Primeiros atletas brasileiros a estrear na Olimpíada de Paris, os arqueiros Marcus Vinícius Almeida e Ana Luiza Caetano somaram pontos suficientes na fase de ranqueamento e assegurarem presença na disputa de duplas mistas do tiro com arco.
Número 1 do ranking mundial, Marcus somou 673 pontos no arco individual (17º lugar). Já Ana Luíza acumulou 660 pontos (19º ) nas provas realizadas na Esplanada des Invalides. A dupla nacional ficou na 10ª posição entre as 16 que disputarão as mistas.
“O principal era classificar a equipe mista, que foi o que a gente fez. Agora é seguir o plano, intensificar os treinamentos também para o misto. Estamos prontos. Sabemos o que precisamos fazer na hora. Agora é ter calma e trabalhar bem até o dia da prova”, projetou Marcus, que competiu na tarde de quinta-feira (25). Naquele dia, os termômetros em Paris chegaram 35 graus.
Atleta do Tiro com Arco de Maricá foi melhor do mundo
No início deste ano, Marcus D’Almeida, nascido em Maricá (RJ), foi eleito o melhor arqueiro do mundo de 2023, pela World Archery, a federação internacional da modalidade.
No início da competição em Paris, além do calor, Marcus relatou que também precisou driblar a instabilidade do vento, que variou de forma lateral e frontal. Das 72 flechas que disparou, sete foram direto ao alvo e 28 na área dos 10 pontos. Também acertou 34 vezes na zona dos nove pontos e só três na de oito pontos. Em primeiro lugar no ranqueamento ficou o sul-coreano Kim Woojin, com 686 pontos.
Nesta terça-feira (30), Ana Luíza competirá na disputa individual feminina a partir das 7h (horário de Brasília) e Marcus na masculina com início às 8h (horário de Brasília). As eliminatórias das duplas mistas ocorrerão a partir das 5h46 de 2 de agosto.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.