Por Nelson Lopes
Estão chegando ao fim as novelas sobre as escolhas dos vices de Eduardo Paes e Alexandre Ramagem para a prefeitura do Rio. Nos dois casos, as escolhas passaram por Brasília. Paes bateu o martelo e escolheu Eduardo Cavaliere como vice, após apresentar o nome para o presidente Lula, nesta quinta, em reunião no Palácio da Alvorada. Ele substitui o antes super-favorito para a vice, Pedro Paulo, que teve seu nome associado a um episódio íntimo. A chapa-puro sangue do PSD terá o apoio de Lula, que pensa em construir um palanque sólido no Rio, visando 2026, quando tentará a reeleição.
A Pedro Paulo, braço-direito de Paes, caberá seguir com seu mandato de deputado federal. Além do possível desgaste por um vídeo íntimo, o nome dele tinha a antipatia de Lula, que nunca engoliu o fato de o parlamentar ter votado pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que é petista, em 2016. No início do governo Lula, em 2023, é bom lembrar, Pedro Paulo foi vetado como ministro, justamente por este passado.
Cunha entra na campanha de Ramagem
A outra novela, a da vice de Ramagem, também se aproxima do fim. A deputada estadual Tia Ju deve ser a vice do delegado da Polícia Federal, indicada pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Mulher negra e evangélica, Tia Ju foi escolhida por manter forte influência na Igreja Universal do Reino de Deus. A escolha está por detalhes e a formação de uma chapa puro-sangue, com dois nomes do PL, é considerada praticamente “descartada”.
Com boa entrada em vários segmentos religiosos, Tia Ju foi secretária de Assistência Social na prefeitura de Marcelo Crivella e “ameniza” a imagem do delegado da Polícia Federal aliado de Bolsonaro. A escolha de um nome ligado à Igreja frustra os planos de Eduardo Paes, que tentou se aproximar dos evangélicos nos últimos meses, frequentando eventos e concedendo licenças para shows de música gospel.
Bolsonaro volta ao Rio em agosto
O ex-presidente Jair Bolsonaro já tem prazo para voltar ao Rio com a missão de engajar as candidaturas do PL nas eleições municipais deste ano. Ele estará no estado na semana do dia 20 de agosto, um mês após a última vinda ao berço do bolsonarismo. A data também marca a última vinda de Bolsonaro ao Rio antes do início da propaganda eleitoral, que se iniciará no dia 30 de agosto.
Ele estará com o candidato à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem, em meio a uma intensa agenda de eventos. A última vinda dele ao Rio impulsionou a candidatura do delegado da Polícia Federal, que sonha estar no segundo turno da capital fluminense. E é justamente este movimento que a equipe de Bolsonaro espera reproduzir em Niterói, onde ele também estará na ocasião. Por lá, o ex-presidente tentará atrelar ainda mais a sua imagem a Carlos Jordy, que tem bom desempenho quando atrelado a Bolsonaro. Bolsonaro também tem como certa uma volta a Angra dos Reis, onde realizou uma motociata de apoio a Renato Araújo.
PP com força em Campos
O PP, partido do presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, confirmou a candidatura de reeleição de Wladimir Garotinho para a prefeitura de Campos dos Goytacazes. Líder do partido em Brasília e nome próximo de Lira, o deputado Dr. Luizinho endossou o nome de Wladimir durante a convenção do partido. A comitiva que bate ponto em Brasília ainda contou com Júlio Lopes e Felício Laterça.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.