O crescente desafio das mudanças climáticas e o papel vital que os fundos soberanos podem desempenhar na promoção de investimentos sustentáveis serão discutidos no Seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades”, que ocorre nesta sexta-feira (9), das 9h às 19h, na Casa G20, em Ipanema, Zona Sul da capital. O evento contará com a presença de especialistas e autoridades renomadas, incluindo Victoria Barbary, Diretora de Estratégia e Comunicação do International Forum of Sovereign Wealth Funds (IFSWF).
Com a administração de mais de R$ 7 bilhões, os oito fundos soberanos subnacionais existentes no Brasil — que incluem o Fundo Soberano do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, além de fundos municipais como os de Niterói, Maricá e Ilhabela — têm grande potencial de crescimento e podem revolucionar a maneira como os investimentos sustentáveis são realizados.
Nas mesas de discussão, os participantes debaterão questões cruciais sobre a viabilidade de direcionar os investimentos desses fundos para projetos estruturantes em níveis local e regional, um desejo manifestado pelos atuais gestores desses ativos. “Queremos promover uma reflexão sobre o ecossistema que envolve os fundos subnacionais e a importância desse tipo de instrumento para promover investimentos sustentáveis”, destaca Fernando Teixeira, gerente de Projetos do Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros.
Objetivo é moldar a agenda ambiental e financeira dos Fundos Soberanos
Um dos principais objetivos do seminário é favorecer uma troca de experiências que poderá moldar a agenda ambiental e financeira dos fundos soberanos e contribuir para os debates que acontecerão na COP 30 em 2025. A Secretária Nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, a Superintendente da Área de Transição Energética e Clima do BNDES, Carla Primavera, e outros especialistas contribuirão com suas perspectivas sobre como os fundos podem ser utilizados para financiar a transição energética.
Victoria Barbary salienta que o evento é uma oportunidade única para abordar os desafios e as oportunidades que os fundos soberanos têm em um contexto de sustentabilidade. “Estou muito feliz por apoiar o Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros neste evento fundamental. Os fundos soberanos têm o potencial de desempenhar uma série de papéis importantes para ajudar a moldar a agenda ambiental”, afirmou.
O seminário, que será restrito a convidados, reunirá gestores dos fundos mencionados, autoridades nacionais, reguladores, e representantes de instituições internacionais, todos comprometidos em explorar novas formas de investimento que atendam não apenas às demandas atuais, mas também às necessidades futuras de preservação ambiental e desenvolvimento social.
O Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros, idealizador do evento, formado por uma parceria que inclui entidades acadêmicas e governamentais, visa definir princípios de gestão voltados para a sustentabilidade, promovendo melhores práticas que fortalecem a governança e ampliam o impacto político dos seus associados.
No Brasil, os fundos subnacionais têm se mostrado instrumentos financeiros inovadores que, alinhados à agenda climática, podem viabilizar projetos estruturantes benéficos para a população, garantindo um legado econômico e ambiental sustentável para as próximas gerações. Mais informações sobre a programação do seminário podem ser obtidas neste link.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.