Com o clima de Olimpíadas em alta, o Hemorio prorrogou a campanha de doação de sangue “Influ do Bem” até o próximo domingo (11). Iniciada no dia 29 de julho, a ação já arrecadou um total de 1.239 bolsas de sangue em apenas nove dias, embora a média diária de doações ainda esteja abaixo da meta estipulada de 300 doadores por dia.
A campanha foi criada para incentivar a solidariedade e aumentar o número de doações durante um período crítico, histórico por suas baixas, especialmente nas férias escolares. Para mobilizar os jovens, o Hemorio tem contado com a participação de grupos como “Funkeiros Sangue Bom”, “Funkeiros Sem Fronteiras” e “Crias do Funk”. O MC Adal, um dos idealizadores do “Funkeiros Sangue Bom”, destacou a importância da ação. “Desde 2017 estamos presentes nas principais campanhas do Hemorio. Mais importante que conquistar a medalha de ouro é garantir o futuro de mais vidas que precisam tanto de sangue para sobreviver.”
Campanha “Influ do Bem” entrega medalha de honra aos doadores
A dinâmica da campanha “Influ do Bem” permite que grupos formados por amigos se mobilizem em torno da doação. Cada doador pode registrar o nome de sua equipe, que passará a concorrer a uma medalha de honra ao mérito de ouro, além de um quadro com o certificado de ‘Doador Influ do Bem’. Os nomes das equipes devem ser lúdicos e não podem se referir a marcas, instituições públicas ou privadas, organizações religiosas ou grupos políticos.
Dentre as premiações, equipes classificadas em segundo e terceiro lugares também serão contempladas com medalhas de prata e bronze, respectivamente. O desempenho das equipes será acompanhado e divulgado nas redes sociais do Hemorio (@hemorio).
Cada voluntário que participar da campanha receberá uma carteirinha de doador estilizada, com tema olímpico, além de uma homenagem especial para o time vencedor que contará com um vídeo de um atleta olímpico de destaque.
Luiz Amorim, diretor do Hemorio, enfatizou a importância dessa iniciativa: “A campanha tem sido extremamente importante para aumentar os nossos estoques de doações, que costumam cair no período de férias escolares. Em relação a junho, tivemos uma redução de 8% no número de bolsas coletadas.” O estoque de sangue do Hemorio beneficia cerca de cem unidades de saúde pública, incluindo grandes hospitais de emergência e unidades da rede federal. A meta do instituto é chegar ao fim do ano com 90 mil bolsas coletadas, sendo que já foram registradas 85.360 doações até agora.
Para participar, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos (ou 16 a 60 anos para doadores de primeira viagem), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e portar um documento oficial de identidade com foto. Jovens de 16 e 17 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis legais e apresentar um documento identificativo do responsável.
Além disso, não é necessário estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas precedentes à doação e abstinência de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Tatuagens e piercings podem impedir a doação por um período de seis meses.
Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do Hemorio ou entrar em contato pelo Disque Sangue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados, na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio de Janeiro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.