Os brasileiros estão adotando rapidamente o pagamento por aproximação no transporte público. A medida evita filas de compra e recarga ao aproximar uma credencial de débito ou crédito diretamente nas catracas e validadores. A capital fluminense tem o maior volume de transações.
Os dados foram obtidos através de estudo da Visa Consulting & Analytics. Foram analisados os cinco primeiros meses de 2024. Em todos o país, o crescimento foi de 82%, em comparação ao mesmo período de 2023.
O Rio de Janeiro foi pioneiro na implementação do pagamento por aproximação no metrô, em 2019. Em seguida, a solução foi escalada para diferentes modais de transportes públicos na cidade, como ônibus, barcas e trens, além de alcançar o pagamento em pedágios.
Turismo influencia no volume de pagamentos de por aproximação
O turismo também impulsiona a liderança do Rio de Janeiro no volume de transações. EUA, Argentina, França, Chile e Alemanha foram os países com mais transações por aproximação no transporte público. Todos os países mostraram ter transacionado mais no Rio de Janeiro que em qualquer outra cidade.
O resultado foi impulsionado, principalmente, pelo período do carnaval, em fevereiro de 2024.
Brasileiros querem mais pagamento por aproximação
A aceitação dos pagamentos por aproximação é uma tendência em expansão no universo de meios de pagamento, e sua adoção está atrelada a fatores como a conveniência e segurança.
A pesquisa “O Futuro da Mobilidade”, realizada pela Visa em 2023, revelou que 94% dos brasileiros esperam que os transportes públicos passem a aceitar pagamentos por aproximação com cartões de crédito ou débito.
São Paulo lidera tendência deste tipo de pagamento
Além da capital fluminense, a solução já está implementada em alguns terminais e modais de cidades de São Paulo, Curitiba, Goiânia, Brasília, Santo André, Belo Horizonte, Jundiaí, São José dos Campos, São Bernardo, Rio Grande, Londrina e Angra dos Reis.
Segundo o estudo, o crescimento da modalidade é liderado por São Paulo, que teve aumento de 491% entre janeiro e maio de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, a capital paulista conta com a tecnologia disponível nos ônibus da EMTU, em 13 estações do metrô, e em 14 linhas da SP Trans.