Nos primeiros seis meses de 2024, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 110.725 chamados na capital fluminense. O índice representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Desde que o SAMU da capital passou a ser administrado diretamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), em 2021, o serviço realizou mais de 690.400 atendimentos.
“O SAMU-RJ é um serviço fundamental para a população do Rio de Janeiro. Por meio de um atendimento rápido e eficaz, conseguimos evitar óbitos e a evolução das vítimas para quadros mais graves”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Ampliação do SAMU
No último domingo (11), o SAMU ganhou a 38º base descentralizada, na Praça Seca. O objetivo deste modelo é garantir um atendimento mais ágil nas diversas regiões da capital.
O serviço vem sendo ampliado pelo Estado. De acordo com o Governo, foram investidos R$ 87 milhões na compra de 249 novas UTIs móveis. O investimento é para agilizar o socorro de urgência em todos os municípios.
Também foram compradas 28 novas motolâncias, de uma frota de 30. Além disso, 44 ambulâncias foram adquiridas para o Transporte Inter-Hospitalar (TIH). Este atendimento é para transferência de pacientes em estado grave, com veículos adaptados para obesos e para UTI neonatal.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.