Nesta quara-feira (14), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro será palco de um encontro significativo no Clube de Leitura CCBB 2024. O evento contará com a participação do rapper e escritor MV Bill e do antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares, coautores do livro “Cabeça de Porco”, publicado em 2005. A obra, que traz à tona questões cruciais sobre a realidade das favelas e periferias brasileiras, permanece extremamente atual, e será discutida em profundidade durante o encontro.
“Desde 2005, quando publicamos Cabeça de Porco, um rio passou em nossas vidas. Primeiro, nos carregando para o alto, de onde vislumbrávamos um horizonte de sonhos, com redução de desigualdades, expansão da cidadania, afirmação democrática. Depois, transformando-se em tsunami, arrastando o país pra beira do abismo neofascista. Vinte anos velozes e furiosos, no Brasil e no mundo, mostraram que nenhuma conquista está consolidada, nem mesmo o senso de realidade, nem a vida no planeta está garantida, e que só haverá futuro digno se recomeçarmos a luta pelos direitos humanos todos os dias”, afirma o cientista político Luiz Eduardo Soares.
O encontro no CCBB visa não apenas revisitar o conteúdo do livro, mas também incentivar uma análise profunda sobre as condições de vida de crianças e jovens em diferentes regiões do Brasil. A curadora e mediadora do evento, Suzana Vargas, destaca a importância de despertar a conscientização sobre as realidades das comunidades periféricas. “Ao mesmo tempo, queremos chamar a atenção dos leitores jovens e adultos para a relevância que existe na leitura de relatos semelhantes que nos levam a pensar que na vida e no Brasil não existem soluções mágicas”, conta Suzana.
MV Bill destaca a importância de debater as questões levantadas no livro
Para MV Bill, o debate sobre as questões levantadas em “Cabeça de Porco” é mais urgente do que nunca. “É de extrema importância e relevância termos esta discussão e, principalmente, num lugar tão emblemático quanto o CCBB. Vai ser uma oportunidade única de refletir sobre a nossa realidade social e racial. Por mais que o livro tenha recorte na criminalidade, ele fala muito sobre essas questões, sobre política, favelas e distribuição de renda”, define Bill.
Com uma combinação de relatos, crônicas e ensaios etnográficos, “Cabeça de Porco” permanece uma obra vital para compreender a complexidade da violência urbana e as condições de vida nas favelas brasileiras. O evento é gratuito e será realizado na Biblioteca Banco do Brasil, às 17h30, no quinto andar do CCBB RJ, localizado na Rua Primeiro de Março, 66, Centro da Capital. A gravação completa estará disponível no canal do Banco do Brasil no YouTube.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.