O justo reconhecimento a quem merece. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) criou no fim de março o prêmio Honra ao Mérito aos Heróis da Enfermagem no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
No primeiro dia da entrega do prêmio, na terça-feira, os contemplados foram profissionais da categoria dos municípios de Vassouras, Mendes, Paty do Alferes e Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Já nesta quarta-feira, o Centro de Estudos Ambientais de Angra dos Reis foi palco da premiação aos profissionais que se destacaram na linha de frente da assistência contra a covid-19 de Angra dos Reis e Paraty, também no Sul Fluminense.
Ao todo, serão 20 eventos de premiação que abrangem os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. A coordenação do prêmio do Coren-RJ é da conselheira Cristiane Bernardo, que teve papel fundamental para a sua organização.
“A entrega deste primeiro prêmio nos traz a felicidade de dever cumprido. E estamos ainda estreando as premiações, que acontecerão nesta 83ª Semana Brasileira de Enfermagem. A luta contra a covid-19 ainda não acabou. Contudo, podemos comemorar a vitória da ciência, da saúde e da enfermagem com todo o trabalho desenvolvido e a conquista da vacina”, vibrou a presidente do Coren-RJ, Lilian Behring.
Os premiados foram escolhidos através de voto direto dos colegas da categoria, em urnas colocadas nas unidades de saúde da capital e municípios satélites (sedes) das subseções do estado. A contagem dos votos aconteceu nos grandes hospitais de referência, com a presença do enfermeiro responsável técnico (RT), do conselheiro da região e de um membro da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Coren-RJ ou da Instituição (se esta estiver implantada). Os critérios estabelecidos para concorrer ao prêmio foram baseados na Resolução Cofen 074/1982.
Enfermagem unida por valorização
A categoria enfrenta há anos diversos desafios em busca da valorização merecida, como as batalhas travadas em prol do piso salarial nacional e a jornada de trabalho. A campanha nacional “Em frente pela Enfermagem”, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), seguida pelo Coren-RJ, é uma mensagem de esperança e perseverança em favor de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, que apesar das adversidades, continuam representando o papel de protagonistas na promoção e atendimento em saúde no Brasil.