Meio Ambiente
Queimadas

Parques do RJ são fechados à visitação devido a incêndios florestais

Medida visa garantir a segurança dos visitantes e concentrar esforços no combate às queimadas.

Compartilhe:
17 de setembro de 2024
Sara Oliveira
Parques do RJ são fechados à visitação devido a incêndios florestais
Governo do estado suspende atividades turísticas em áreas afetadas pelas queimadas. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, no último sábado (14), o fechamento temporário de todos os parques estaduais por causa dos incêndios florestais. A decisão foi tomada pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, chefiada por Bernardo Rossi, com o objetivo de garantir a segurança dos visitantes e concentrar esforços no combate às queimadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, na sexta-feira (13), mais de 330 focos de incêndio foram extintos em áreas florestais em todo o Estado. Na manhã de sábado, ainda havia cerca de 20 focos ativos. Equipes de guarda-parques estão atuando no controle dos incêndios, e as ações contam com o apoio da Polícia Ambiental e da Delegacia de Crimes Ambientais.

Medida visa evitar novos focos de incêndios nos parques

O governo estadual informou que a suspensão das visitas aos parques é uma medida preventiva para evitar novos focos de incêndio e reforçar o combate às chamas em áreas de preservação. Além disso, a medida busca intensificar a fiscalização em relação a possíveis ações criminosas. Segundo a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, terrenos envolvidos em atividades ilegais poderão ser embargados.

“É importante falar que estamos com uma parceria muito grande com a delegacia de proteção ao meio ambiente, contra os crimes ambientais. Importante dizer que pessoas façam suas denúncias, porque, infelizmente, tem muita gente que aproveita os momentos de seca para cometer crimes ambientais”, disse.

A secretaria destacou ainda a importância de denúncias por parte da população sobre crimes ambientais, especialmente em momentos de seca, quando as queimadas tendem a se intensificar. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e estão sendo acompanhadas pelas autoridades competentes.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.