Serviços
Serviços

Cartórios de Imóveis realizam quase meio milhão de atos online no RJ

Plataforma eletrônica nacional permite ao cidadão solicitar certidões digitais, pesquisar bens e acompanhar registros de imóveis de forma remota.

Compartilhe:
17 de setembro de 2024
Sara Oliveira
Cartórios de Imóveis realizam quase meio milhão de atos online no RJ
Muitos dos serviços dos cartórios de imóveis passaram do papel para o digital

Os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro registraram, no primeiro semestre de 2024, um total de 458.597 atos imobiliários realizados por meio desta plataforma eletrônica. O sistema, desenvolvido pelo Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), permite que cidadãos realizem uma série de serviços online, como a solicitação de certidões digitais, a pesquisa de bens imóveis e o acompanhamento do processo de registro de propriedades.

Essa marca representa um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2023 e de 42% em comparação com 2022, quando a plataforma foi lançada. O total de atos realizados em 2024 já corresponde a quase 64% dos serviços digitais prestados ao longo de todo o ano passado.

Cartórios de Imóveis otimizam os prazos

De acordo com Sérgio Ávila, diretor do ONR e registrador de imóveis no Rio de Janeiro, os serviços online têm facilitado o acesso dos cidadãos aos cartórios, otimizando o tempo dos procedimentos e melhorando o ambiente de negócios no país. “Os serviços online permitem um atendimento mais ágil e sem a necessidade de deslocamento até os cartórios, o que contribui para o desenvolvimento econômico, especialmente em um setor relevante para o PIB nacional”, afirmou.

Entre os principais serviços oferecidos pela plataforma estão a Certidão Digital, com validade jurídica igual à de um documento impresso, e a Pesquisa Qualificada, que permite localizar bens registrados sob um número de CPF ou CNPJ. Além disso, a plataforma oferece a possibilidade de visualização de matrículas e acompanhamento do registro de imóveis de forma totalmente online.

O Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), instituído pela Lei Federal nº 13.465/17, é mantido por 3.621 cartórios de registro de imóveis de todo o Brasil e tem como missão a operação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), sob supervisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.