O governador Cláudio Castro assinou a cessão do terreno onde funcionava o antigo CIEP 045 Porto do Rosa, em São Gonçalo, no Leste Fluminense, para o Instituto Vini Jr. A formalização do contrato de cessão, válido por 10 anos, foi realizada na quinta-feira (19) no Palácio Guanabara. A iniciativa vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e seus familiares.
No acordo firmado, o Instituto Vini Jr irá investir cerca de R$ 20 milhões para realizar as obras de recuperação e reforma do imóvel, onde será construída a Cidade da Educação. O local vai atender gratuitamente crianças de 4 a 5 anos com pré-escola integral e alunos do primeiro segmento do ensino fundamental em regime de contraturno.
Instituto Vini Jr foi o único a participar de chamamento público
O chamamento público foi aberto em junho deste ano. Ele foi voltado exclusivamente para organizações sem fins lucrativos. O Instituto Vini Jr foi o único participante e o projeto apresentado cumpriu todos os requisitos do edital. O projeto terá impacto direto na comunidade local como foco na educação, atividades esportivas e culturais.
“Todo o processo foi realizado com total transparência para ocupar um imóvel do Estado que estava sem uso há muitos anos. O período da cessão vale por dez anos e pode ser renovado. Este é um projeto inovador que certamente será referência e representa um grande presente”, destacou o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.
Instituto já atua no Estado
O Instituto Vini Jr já atua, há três anos, no Estado e outros quatro estados. A entidade alcança 25 escolas públicas, através da capacitação de professores e da implementação de metodologia. As ações conectam o movimento e a linguagem do futebol como elementos facilitadores dos processos de ensino-aprendizagem. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que conectem os alunos ao espaço escolar e os ajudem a aprender mais e melhor.
“A Cidade da Educação do Instituto Vini Jr. será um grande laboratório de boas práticas para a educação pública. Nós vamos atender diretamente muitas crianças com educação de qualidade, mas, sobretudo, seremos um polo de inovação, que servirá para a formação continuada de profissionais de educação e para a criação e teste de novas práticas que fortaleçam a rede pública”, explicou o diretor-executivo do Instituto Vini.Jr, Victor Ladeira.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.