Após o sucesso em Itaperuna, no Norte Fluminense, o programa Fazenda Legal atravessa a região e chega ao litoral, à cidade de Quissamã. A segunda edição acontece nesta sexta-feira e sábado. O objetivo da ação itinerante do Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Agricultura é expandir a Agricultura do Futuro, com tecnologia e empreendedorismo, imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades.
“A primeira edição do Fazenda Legal foi um sucesso e desta vez estaremos chegando em Quissamã, oferecendo vários serviços gratuitos para o produtor rural que passar pelo local do evento. Serão dois dias de muito conhecimento que irá proporcionar ao agricultor local e de municípios vizinhos, contato com tecnologia e informação que atenderá as necessidades do produtor”, destacou Alex Grillo, secretário de Agricultura.
O Programa Fazenda Legal 2022 é uma realização da Pesagro-Rio através da Secretaria de Estado de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa com a parceria da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio).
O Fazenda Legal contará com a participação de Instituições de Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento e Crédito Agrícola em oito módulos informativos de assistência técnica em diversas áreas, além de palestras e debates.
“Quissamã é um grande polo de desenvolvimento da agropecuária no estado do Rio de Janeiro, portanto levar o Fazenda Legal nesta segunda edição é um prazer e nossa obrigação. Estaremos oferecendo todos os nossos serviços da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas para o produtor poder melhorar a sua produção e propriedade juntamente com outros parceiros como a FAERJ e o SENAR, além de parceiros financeiros”, destacou o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.
A Emater-Rio marcará presença com serviços de cidadania e palestras com informações técnicas sobre a cadeia agropecuária. Alguns dos temas abordados serão Segurança Alimentar e Mercado Institucional e Desafios da Pecuária de Leite.
Fazenda Legal atende 15 mil
“Estaremos com as emissões da carteira do produtor rural, da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros documentos, e facilitando acesso aos programas de crédito, como o ‘Terra Brasil’, do governo federal. Além disso, os técnicos extensionistas estão prontos para enquadrar o produtor que atenda aos requisitos para a isenção do ICMS na conta de energia e garantir o benefício”, informou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.
O Programa Fazenda Legal foi criado em 2005 com a finalidade de propagar, gratuitamente, informações e conhecimentos da área rural, apontando o melhor caminho para manter o produtor em dia com as suas obrigações legais, atendendo nestes anos mais de 15 mil produtores do Estado do Rio de Janeiro.