Capital
NÍVEL CRÍTICO

Pacientes do Inca precisam de doação de sangue e plaquetas

O Banco de Sangue do Inca está com o estoque em nível crítico, uma consequência do baixo número de doadores.

Compartilhe:
08 de outubro de 2024
Julio Cesar
Pacientes do Inca precisam de doação de sangue e plaquetas
Banco de sangue do Inca funciona de segunda a sábado. (Foto: Myke Sena, MS)

O Banco de Sangue do Instituto Nacional do Câncer (Inca) está com o estoque em nível crítico e recebendo poucos doadores. Para reverter a situação, o instituto convoca a população.

O órgão estima que para reabastecer o banco de sangue é necessário ao menos 70 doações por dia, de todos os tipos sanguíneos. O atendimento é na Praça da Cruz Vermelha 23, 2º andar, no Centro da capital fluminense. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e sábados, das 8h às 12h.

A doação é fundamental para garantir o suporte aos pacientes oncológicos das quatro unidades assistenciais do Inca. O instituto atende 60% de todos os casos de câncer da capital.

Inca esclarece sobre requisitos para doadores

Para doar, é necessário apresentar documento com foto. Menores de 18 anos devem ter o consentimento formal do responsável. Não é necessário agendamento para doar sangue. Já no caso das plaquetas, a doação deve ser agendada pelo telefone 3207-1064.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar sangue 10 dias depois do desaparecimento dos sintomas.

Já quem teve contato com casos positivos pode doar após sete dias do último contato, enquanto os assintomáticos com teste positivo podem fazer a doação após 10 dias da realização do teste. Aqueles que fizeram isolamento voluntário ou por determinação médica podem realizar a ação 10 dias após o término do isolamento.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.