A Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinaram na terça-feira (15) um acordo contra os impactos das mudanças climáticas. A iniciativa vai possibilitar a execução do Programa Rio Clima II.
O projeto contará com um aporte de R$ 4 milhões. A duração será de dois anos. O objetivo principal é desenvolver ações para a adaptação e mitigação dos riscos associados às mudanças climáticas.
Entre as ações planejadas estão a atualização do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas e a criação do “Portal de Gestão de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas”. Além disso, é prevista a realização de estudos focados em compensação de carbono nas áreas de agricultura, florestas e uso da terra.
O programa também prevê a criação de um sistema de certificação de créditos florestais para o Estado do Rio de Janeiro.
Acordo é segunda fase do Rio Clima I
O Programa Rio Clima II é uma extensão do Rio Clima I. O foco será a identificação das vulnerabilidades sociais e ambientais do estado. O intuito é fortalecer os instrumentos de gestão voltados para o desenvolvimento sustentável.
A parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais da UFRJ permitirá a realização de estudos e projetos. As ações serão voltadas à descarbonização, adaptação e resiliência climática.
“Os efeitos das mudanças climáticas têm sido cada vez mais devastadores para nossas economias, modos de vida, saúde, ecossistemas e infraestrutura. A colaboração entre o Poder Executivo e a academia, com seus pesquisadores especializados, é fundamental para otimizar os processos de adaptação climática”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.