O Norte Fluminense se despede de mais uma edição de sucesso do Programa Fazenda Legal, que esteve em Quissamã na última sexta-feira e no sábado e prepara a estrutura itinerante para ir em direção ao interior do estado. Em 17 e 18 de junho a ação estará no município de Natividade.
Durante os dois dias de ações do Fazenda Legal em Quissamã, os participantes, em sua maioria ligados ao setor de produção agrícola local, tiveram acesso à informação, conhecimento, tecnologia, linhas de crédito para impulsionar seus negócios e aos serviços oferecidos pela Secretaria de Estado de Agricultura.
Iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e suas vinculadas (Emater-Rio, Fiperj e Ceasa) em parceria com a Faerj, o Fazenda Legal é um programa totalmente gratuito que tem como objetivo levar novas tecnologias para o agricultor para transformá-lo em empreendedores rurais. A meta pode ser viabilizada pela conexão com empresas de desenvolvimento de tecnologia e investidores.
“O Programa tem por objetivo trazer ao agricultor, novas tecnologias ampliando seu campo de atuação além de servir de mecanismo para que o trabalhador rural possa impulsionar seus negócios. Estamos trazendo inovação tecnológica e qualidade de vida para o produtor rural”, ressaltou Alex Grillo, secretário de Estado de Agricultura.
Fazenda Legal e a vocação rural
A Emater-Rio destacou os serviços de Carteira do Produtor, Isenção de ICMS na energia elétrica e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) realizados no evento. Além disso, o presidente Marcelo Costa reiterou o atendimento continuado aos produtores rurais. “Estivemos presente com todos os níveis da empresa, desde escritórios locais e regionais até a diretoria técnica-administrativa e presidência para ampliar a atenção às demandas do campo e dar todo o suporte aos técnicos extensionistas”, frisou Costa.
“É uma satisfação muito grande trazer o Fazenda Legal para Quissamã, um município com o qual a PESAGRO-RIO já tem uma parceria estabelecida, onde implementamos o Programa Rio Milho e vamos instalar em breve uma Unidade de Secagem de Grãos. Este é um município com vocação rural, então é fundamental esse tipo de evento, de utilidade pública, para levar informações técnicas que qualifiquem e mudem efetivamente as vidas dos produtores rurais”, concluiu Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.
O município de Quissamã foi o primeiro a abrir as portas para o Programa Rio Milho. Desenvolvido pela Pesagro-Rio, tem o objetivo de desenvolver o setor agropecuário no estado do Rio de Janeiro. A cidade irá receber uma unidade de secagem de grãos. No mês de junho, será o início do processo de licitação para entrega deste importante aparelho para o desenvolvimento do agro fluminense.