Capital Político
Capital Político
Coluna

Deputado quer internet gratuita nos hospitais

A coluna Capital Político desta semana destaca o projeto de lei apresentado pelo deputado Elton Cristo na Alerj

Compartilhe:
24 de outubro de 2024
Deputado quer internet gratuita nos hospitais
Deputado Elton Cristo (PP)

Hospital público ter médicos, enfermeiros, medicamentos, instrumentos e equipamentos modernos não é suficiente. Nos dias de hoje, precisa ter também wi-fi gratuito para pacientes e visitantes. É o que pensa o deputado Elton Cristo (PP). Ele apresentou na Alerj um projeto de lei tornando obrigatório os Hospitais Estaduais disponibilizarem rede de internet gratuita para todos. O projeto ainda não tem data para ir a votação no plenário.


Data de vencimento

Tramita na Alerj projeto de lei que proíbe as concessionárias de energia, gás, água, telefonia, TV a cabo e internet de alterar as datas de vencimento das contas dos consumidores, sem prévia consulta e devida aceitação. O autor da proposta é o deputado Dionísio Lins (PP).


Ecoponto Rural

O deputado Val Ceasa está defendendo a criação do Programa de Ecopontos Rurais. Segundo ele, o objetivo é facilitar o descarte correto e sustentável dos resíduos sólidos produzidos em áreas de agricultura familiar no estado. A proposta em forma de projeto de lei tramita na Alerj.


Gram para inativos

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj vai dialogar com o governo do estado sobre a possibilidade de estender a Gratificação de Risco de Atividade Militar (Gram) aos servidores inativos e pensionistas. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da comissão, deputado Márcio Gualberto (PL).


Hemorio

Para evitar que pessoas que recebem órgãos transplantados sejam contaminadas por vírus HIV ou outras doenças graves, o deputado Rosenverg Reis (MDB) está propondo na Alerj, que o Hemorio passe a ser o responsável por todos os exames de sorologia na triagem para a realização do transplante.


Lula e Dirceu

Lula conversa pouco com José Dirceu, mas recebe seus recados. Sabe que a extrema-direita avança sobre a esquerda – e não a longo prazo. As eleições municipais provam a tendência. Centro e centro-direita não querem a extrema direita, mas podem receber a extrema esquerda e na sequência, a própria esquerda. Não se trata de capitulação da esquerda: é uma forma de desmontar por dentro o que parece ser uma crescente hegemonia eleitoral do centro e do centro-direita. É uma pregação para convertidos.


Existe nova classe média?

Até agora, Lula só se preocupou com pobres e muito ricos. A “nova classe média” que surgiu em seus dois mandatos anteriores está sendo capturada pela direita. É uma parte da população que decolou graças à política assistencialista dos governos do PT – e agora quer mais. Do sonho de ter carteira assinada não quer mais trabalhar para ninguém. Quer “empreender”, mesmo com resultados ainda magros, mas chegados às armas do centro-direita. Para 2026, a cena ainda é complicada: quem herdará os votos de Lula, para quem ele escolher ou para quem ele indicar?


Lula esconde gastos de Janja

Até jornais do exterior comentam – e estranham, com dose de ironia – a nova mania do presidente Lula no que se refere a decretar sigilo em episódios surpreendentes, como decretar 100 anos para o pouso do Aerolula em São Paulo, há meses, a fim de pegar Janja, que havia ido se submeter a pequenos retoques em sua beleza. Devido à ação do presidente, ninguém ficou sabendo onde aconteceu a reforma. A mesma Janja, agora, também ganhou “agenda secreta” para suas viagens, compras, participação em eventos e outras áreas. Especialistas consideram essas medidas mais graves, ofendendo a Lei Federal de Acesso à Informação.


Reza forte

“Nem por reza brava, eu deixaria o comando do PL. Precisaria ser deputado de novo para ter imunidade. Se eu abrir a boca amanhã, posso ser preso de novo”, de Valdemar Costa Neto, dono do PL, que não pretende dar o cargo para ninguém.


Mamas reduzidas nos EUA

Ainda a redução das mamas que está em alta nos Estados Unidos e foi matéria do The New York Times: a maioria das pacientes que fazem redução tinha seios maiores do que o tamanho médio da taça americana de lingerie. O peso pode causar dores nas costas, pescoço e ombro. E podem impedir a mobilidade e o condicionamento físico. Então, dizem os cirurgiões plásticos, decidir reduzi-los, torná-los mais leves, mais fáceis de carregar e cobrir, pode ser visto como um ato de amor-próprio e de empoderamento, além de independência em relação sobre o que os outros acham tradicionalmente sexys. Complicado fica a amamentação.


Loiras e pretas

Enquanto as norte-americanas decidem reduzir seus seios, o Instagram decide espalhar pelo mundo um grande ensaio fotográfico com modelos perto dos 60 anos, totalmente nuas ou envoltas em biquínis e vestidos sensuais, onde exibem especialmente seus super seios. Eles completam um físico digno de aplausos, são loiras ou negras, donas de rostos bonitos e que não se envergonham em exibir suas partes íntimas com naturalidade. O ensaio tem o título “Love Mature” e é considerado um catálogo “dos seios mais bonitos e maiores do mundo”. Pode-se assinar (a dose de fotos é farta) ou sonhar gratuitamente.


Ramagem disputará governo do Estado em 2026

Eduardo Paes foi reeleito prefeito do Rio de Janeiro no primeiro turno com 1,86 milhão de votos e uma participação de 60,47% dos votos válidos. Alexandre Ramagem, que não tinha a menor chance de vitória ficou com 30,81% dos votos, o que seu padrinho e mentor intelectual Jair Bolsonaro considerou um razoável patrimônio político. A maioria da população do Rio, há um mês, achava que Ramagem nem chegaria aos 15% dos votos válidos. O ex-presidente é que conseguiu fazer subir esse percentual nos últimos 20 dias. Bolsonaro trabalhou lá, mas do que não trabalhou em outras disputas que apoiava pelo Brasil. E surpresa: o Capitão já pensa no nome de Ramagem para governador do Rio no mesmo ano da eleição presidencial que ele não participará (está inelegível). E terá de seguir fazendo “o que seu mestre mandar”. Ainda sob o calor do pleito municipal, Ramagem já está animado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.