O HotéisRIO, principal associação hoteleira do Rio de Janeiro, promoveu um encontro estratégico na última sexta-feira (25), reunindo delegados das principais áreas turísticas da cidade. O evento, que ocorreu no Hotel Emiliano, em Copacabana, foi liderado pelo presidente da entidade, Alfredo Lopes, e contou com a presença de autoridades de segurança da Zona Oeste, Zona Sul e Santa Teresa, além da delegada Patrícia Alemany, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT).
O objetivo da reunião foi estreitar os laços entre o setor hoteleiro e as delegacias das áreas turísticas, buscando maior colaboração para garantir a segurança dos turistas que visitam o Rio de Janeiro. O encontro foi especialmente relevante devido à proximidade da alta temporada de verão, quando a cidade recebe um grande fluxo de turistas.
Alfredo Lopes destacou a importância da integração entre segurança pública e turismo para o bom funcionamento do setor, ressaltando que o Rio de Janeiro recebe cerca de 6 milhões de turistas nacionais anualmente, os quais, em caso de eventualidades, recorrem ao apoio da polícia.
“Essa é uma oportunidade de trocarmos ideias sobre segurança e de vocês, delegados, conhecerem melhor nossas demandas. Estamos às vésperas da alta estação e devemos ter um grande fluxo de turistas domésticos. É necessário unirmos forças para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes”, afirmou Lopes.
Encontro debateu planos para atração de turistas internacionais
Além de discutir estratégias de segurança para o verão, Lopes revelou que o HotéisRIO está trabalhando para diversificar a origem dos turistas estrangeiros na cidade, mirando mercados pouco explorados como China e Índia. Ele anunciou um grande evento em julho de 2025, com a presença de 200 compradores internacionais, onde o Rio de Janeiro será promovido para atrair esses novos visitantes. “Vamos dar uma virada de chave e explorar novas rotas de turismo para o Rio”, declarou.
O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, também participou do encontro, ressaltando a importância da segurança para a economia do turismo, um setor intensivo em mão de obra que, segundo ele, não será facilmente substituído por Inteligência Artificial. Bouzon enfatizou que a troca de experiências com especialistas em segurança é crucial para o sucesso do setor.
Edson Pinto, diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR), também esteve presente ao evento, destacando a importância de iniciativas colaborativas para fortalecer o turismo local. Ainda na sexta-feira (25), a CNTUR realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que terá o Padre Omar como vice-presidente do Turismo Plurireligioso.
O encontro do HotéisRIO com os delegados representa um passo importante para o aprimoramento das estratégias de segurança no Rio, especialmente em uma fase de grande movimentação turística, visando garantir uma experiência positiva e segura para os milhões de visitantes esperados na cidade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.