O Moda Rio 5.0 Summit, realizado na última segunda-feira (4) na Casa Firjan, na Zona Sul da capital, reuniu empresários, profissionais e especialistas para discutir o futuro e o fortalecimento da moda carioca. Com apoio da Firjan, o evento abordou temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, como inovação, tecnologia, criatividade, novas carreiras, gestão de negócios e sustentabilidade. Além das palestras e painéis, o evento contou com o Espaço Cocriação, onde os participantes puderam experimentar ferramentas digitais e interagir com artistas e programadores, em uma experiência que lotou o auditório.
Durante o evento, Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, destacou a relevância da moda para a economia do estado do Rio de Janeiro, enfatizando os esforços da instituição em capacitar e qualificar mão de obra. Caetano relembrou que, desde o ano passado, o Programa de Qualificação Setorial da Firjan SENAI ofertou mais de 4 mil vagas para o setor têxtil e de confecção. Ele também mencionou o Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, e outras unidades no estado que oferecem cursos voltados para o setor, além das iniciativas de imersões e caravanas empresariais.
Plano estratégico foi abordado no Moda Rio 5.0 Summit
Victor Misquey, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio de Janeiro e Grande Rio, destacou a importância de unir pequenas e médias empresas para recuperar o protagonismo da moda carioca em âmbito global. Carlos Tufvesson, presidente do Conselho Municipal da Moda, reforçou a necessidade de um plano estratégico para o setor, anunciando a possibilidade de retorno do Fashion Rio, além do Fashion Business, focado no atacado.
Olivia Merquior, curadora do evento e especialista em moda e tecnologia, ressaltou a moda como um sistema cultural e econômico que ultrapassa a simples produção de vestuário. Marcel Balassiano, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura do Rio, completou os debates destacando o impacto econômico do setor, com mais de 90 mil trabalhadores atuando em 6 mil empresas na cidade. O evento reafirmou o compromisso dos líderes e empresários do setor com o desenvolvimento de estratégias para impulsionar o protagonismo da moda carioca em cenários nacional e internacional.
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