Sul Fluminense
Evento

Caravana FormaSUS Sudeste conta com a participação de Volta Redonda

Iniciativa busca aprimorar a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde em parceria com instituições de ensino e trabalhadores da saúde.

Compartilhe:
18 de novembro de 2024
Sara Oliveira
Caravana FormaSUS Sudeste conta com a participação de Volta Redonda
Representantes de Volta Redonda e outros estados se reúnem para fortalecer formação no SUS. (Foto: Divulgação / PMVR)

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou da Caravana FormaSUS Sudeste, um evento organizado pelo Ministério da Saúde nos dias 11 e 12 de novembro, que reuniu representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). A iniciativa tem como objetivo central discutir e promover estratégias para a formação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de educadores, estudantes, movimentos sociais, trabalhadores e gestores.

Durante os dois dias de evento, foram levantadas propostas como a ampliação de debates sobre a formação de estudantes em diferentes áreas da saúde, a formalização de acordos entre instituições de ensino e serviços de saúde, e o fortalecimento de experiências práticas no SUS. Entre os temas abordados, destacaram-se o processo formativo de estudantes de graduação, a permanência de alunos de grupos vulneráveis e a integração do ensino com pesquisa e extensão.

A médica Silvia Melo dos Santos, técnica do Departamento de Educação Permanente de Volta Redonda, ressalta que o município recebe semestralmente mais de mil estudantes de nível técnico e superior na sua Rede de Atenção à Saúde (RAS).

“Atualmente mais de 13 intuições de ensino possuem acordos de cooperação com o município, utilizando nossos espaços de assistência para o processo de formação prática desses alunos. O Departamento de Educação Permanente de Volta Redonda é responsável pela regulação das vagas, assim como pelo monitoramento do processo formativo na RAS. Discutir dimensionamento de vagas, preceptoria qualificada nos cenários e dispositivos contratuais entre municípios e universidades é fundamental para garantir a qualidade da formação”, ressalta a médica.

O Projeto Pet Saúde Equidade, uma parceria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) com as prefeituras de Volta Redonda e Pinheiral, também marcou presença no evento com a coordenadora do projeto, a enfermeira Jussara Moreira de Oliveira. “O Programa de Educação para o Trabalho na Saúde é uma experiência exitosa do Ministério da Saúde, e neste ano o foco nas políticas de equidade incorpora estudantes da área da saúde e humanas, provocando dentro dos estágios no SUS a troca de experiências de forma interprofissional para o cuidado dos trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS”, disse Jussara.

Outras regiões do país receberão a Caravana FormaSUS

A Caravana ainda não acabou, já que outras regiões do país receberão o Ministério da Saúde na esperança da reconfiguração dos modelos adequados de formação para o cuidado do povo brasileiro. também marcou presença no evento com a coordenadora do projeto, a enfermeira Jussara Moreira de Oliveira. “O Programa de Educação para o Trabalho na Saúde é uma experiência exitosa do Ministério da Saúde, e neste ano o foco nas políticas de equidade incorpora estudantes da área da saúde e humanas, provocando dentro dos estágios no SUS a troca de experiências de forma interprofissional para o cuidado dos trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS”, disse Jussara.

A Caravana ainda não acabou, já que outras regiões do país receberão o Ministério da Saúde na esperança da reconfiguração dos modelos adequados de formação para o cuidado do povo brasileiro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.