Economia
AMPLIAÇÃO

Macaé e Petrobras debatem contratação de mão de obra local

A iniciativa quer garantir a contratação de profissionais qualificados pela prefeitura de Macaé, mas que não possuem experiência.

Compartilhe:
19 de novembro de 2024
Julio Cesar
Macaé e Petrobras debatem contratação de mão de obra local
A proposta do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, foi apresentada à diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Maria dos Anjos. (Foto: Márcio Siqueira)

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, e a Petrobras iniciaram a formatação de parceria para rediscutir o modelo de exigências para a contratação de profissionais. Novas oportunidades estão previstas a partir do Plano Estratégico 2024-2028, que prevê investimentos de US$ 22 bilhões na Bacia de Campos.

A proposta do prefeito Welberth Rezende foi apresentada à diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Maria dos Anjos.

A iniciativa quer garantir a oportunidade de contratação de profissionais que passam por cursos de qualificação profissional realizados pela prefeitura, mas que não possuem tempo e comprovação de experiência. Estas são exigências das empresas que prestam serviços para a companhia.

Macaé quer facilitar primeiro emprego

“Esta é uma pauta que discutimos com a presidência da Petrobras desde 2021, mas que ainda precisamos avançar. O governo investe em qualificação, prepara o profissional de acordo com a exigência do mercado, mas ainda esbarramos na questão da experiência. É possível garantir que essa exigência seja revertida, para permitir o retorno de muitas pessoas ao mercado, além da oportunidade do primeiro emprego para muitos jovens”, explicou o prefeito.

Um novo encontro entre o prefeito e a Sylvia dos Anjos ocorrerá nas próximas semanas. Seguirão em tratativas o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e o gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UM-BC), Alex Murteira.

Petrobras estima 25 mil novos empregos

A expectativa é que cerca de 25 mil novos empregos sejam gerados até 2028. Os recursos serão direcionados a projetos que visam elevar o potencial de produção diária de óleo bruto e gás natural da Bacia de Campos.

As novas vagas surgirão através de contratos que vão viabilizar o andamento da revitalização dos campos maduros. Também atuarão na descoberta e exploração de novos poços de petróleo e no descomissionamento de estruturas desativadas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.