Economia
Crescimento

Recorde histórico na abertura de empresas em 2024 no Estado

Novembro registra segundo melhor resultado da história da JUCERJA, consolidando tendência de crescimento no empreendedorismo.

 

Compartilhe:
10 de dezembro de 2024
Sara Oliveira
Recorde histórico na abertura de empresas em 2024 no Estado
Estado do Rio tem o segundo melhor resultado de abertura de empresas de todos os meses de novembro nos 2016 anos da Junta Comercial. (Foto: Rafael Campos)

O Estado do Rio de Janeiro alcançou em 2024 um marco histórico na abertura de empresas. Até novembro, foram 70.324 novos negócios registrados, superando em 4,5% o recorde anterior, estabelecido em 2021. Apenas no mês de novembro, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) registrou 5.886 novas empresas, o segundo melhor desempenho para o mês em seus 216 anos de história.

“O crescimento contínuo no número de empresas reflete o potencial empreendedor do fluminense. Esses recordes são resultado da credibilidade e da gestão responsável dos últimos anos, que criaram um ambiente de negócios mais estável e seguro. Estamos no caminho certo para impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado”, destacou o governador Cláudio Castro.

De janeiro a novembro, o crescimento na abertura de empresas foi 5,4% superior ao mesmo período de 2023. O Estado também registrou recordes mensais em seis dos 11 meses de 2024, com destaque para julho, que contabilizou 7.315 novos negócios.

Alvará Automatizado contribuiu para o recorde de abertura de empresas no Estado

Um dos fatores que contribuíram para o desempenho foi a expansão do Alvará Automatizado, que agora está presente em todos os 92 municípios do Estado. Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi o último município a aderir à ferramenta, em cerimônia realizada no dia 2 de dezembro.

“Esse sistema centralizado permite que o empresário receba CNPJ, contrato social, inscrição estadual e alvarás de diferentes órgãos imediatamente após o registro. Isso simplifica e agiliza os processos, fortalecendo o ambiente de negócios em todo o estado”, explicou Sergio Romay, presidente da JUCERJA.

O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a atingir esse nível de integração, um marco que reflete a prioridade dada à modernização e à desburocratização. Para 2025, novos projetos estão sendo desenvolvidos para aprimorar ainda mais o suporte ao empreendedorismo.

“Vem muito mais por aí”, prometeu Romay, ressaltando o compromisso da JUCERJA em fortalecer o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Estado.

Com esses avanços, o estado do Rio de Janeiro segue consolidando sua posição como um dos maiores polos de empreendedorismo do Brasil, com perspectivas ainda mais promissoras para o futuro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.