Baixada Fluminense
Prevenção

Maternidade de Santa Cruz da Serra celebra 25 mil exames neonatais

Unidade referência em Duque de Caxias reforça a importância da triagem neonatal com números expressivos.

Compartilhe:
11 de dezembro de 2024
Sara Oliveira
Maternidade de Santa Cruz da Serra celebra 25 mil exames neonatais
Testes da Orelhinha e Linguinha são realizados na Maternidade de Santa Cruz da Serra. (Foto: SECOM-DC)

Na segunda-feira (9), a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, celebrou o Dia do Fonoaudiólogo com uma conquista marcante: a realização de 25 mil exames de Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal) e Linguinha (Diagnóstico de “língua presa”) desde sua inauguração, em junho de 2020. Esses números reafirmam o papel da unidade como referência no cuidado neonatal no estado.

Inaugurada há quatro anos pela Prefeitura de Duque de Caxias, a maternidade, localizada no terceiro distrito, já realizou mais de 14.964 partos normais e 9.537 cesáreas. Além disso, acumulou 129.656 atendimentos e 30.122 internações, consolidando-se como um serviço essencial para gestantes de todo o Estado do Rio de Janeiro.

A coordenadora do setor de Fonoaudiologia, dra. Débora Chemp, destacou a importância dos resultados. “Estamos comemorando a marca de 25 mil exames, um reflexo do trabalho de excelência na avaliação precoce de recém-nascidos. Essa triagem permite o diagnóstico e intervenção em tempo hábil, promovendo saúde e qualidade de vida às famílias atendidas”, ressaltou.

Mais de 2 mil frenotomias foram realizadas na Maternidade

Os exames realizados vão além da triagem auditiva neonatal. A maternidade também realiza o teste da Linguinha, fundamental para detectar alterações no frênulo lingual, condição que pode impactar funções como amamentação e fala. Nos casos indicados, a frenotomia – procedimento corretivo – é realizada na própria unidade, com a supervisão da especialista em Bucomaxilofacial, dra. Lindinalva Cavalcante. Desde 2020, mais de 2.300 frenotomias foram conduzidas com sucesso.

O Teste da Orelhinha é obrigatório para todos os recém-nascidos e detecta possíveis problemas de audição, devendo ser realizado até os 30 dias de vida. Já o Teste da Linguinha avalia o frênulo lingual para diagnosticar “língua presa”, condição que pode comprometer funções como sugar, mastigar e falar. Ambos são cruciais para o desenvolvimento saudável do bebê.

A Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra segue operando 24 horas por dia. A unidade está localizada na Av. Automóvel Clube, nº 275, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, Baixada Fluminense.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.