Capital
CONTROLE

Ônibus da capital terão ar condicionado monitorado pela prefeitura

Até o momento, 68 ônibus contam com o sensor de monitoramento. O objetivo é chegar a 150 até o final do ano.

Compartilhe:
19 de dezembro de 2024
Julio Cesar
Ônibus da capital terão ar condicionado monitorado pela prefeitura
Subsídio das empresas de ônibus deverá ser cortado em caso de descumprimento. (Foto: Tânia Rego, Agência Brasil)

A prefeitura da capital fluminense anunciou na terça-feira (17) o monitoramento da climatização dos ônibus. A iniciativa será possível através de sensores. Os equipamento serão instalados nos veículos de transporte coletivo nas linhas de empresas privadas que são concessões municipais.

Até o momento, 68 ônibus contam com o sensor. O objetivo é chegar a 150 até o final do ano. O município informou que já realizou a compra de todos os sensores. Além disso, no próximo dia 27, deverá ocorrer uma licitação para contratar a instalação e ampliar ainda mais o monitoramento. A proposta é equipar toda a frota até março de 2025.

O objetivo da prefeitura é fazer valer a obrigatoriedade de ar condicionado nos ônibus da cidade. Os coletivos são subsidiados pelo poder municipal para oferecer esse serviço aos passageiros.

Subsídio das empresas de ônibus deverá ser cortado em caso de descumprimento

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) vai considerar ligado e em bom funcionamento o ar-condicionado que reduza a temperatura no interior dos ônibus em, no mínimo, 8 graus Celsius (°C), em comparação com a temperatura externa ao veículo.

Em entrevista à imprensa durante o lançamento da ação, o prefeito Eduardo Paes prometeu cortar o subsídio das empresas sem o funcionamento do ar-condicionado.

Calor extremo

O registro de temperaturas extremas na cidade também motivou a administração municipal a rever os protocolos para alertar a população para os cuidados com o calor no verão de 2025.

A prefeitura estabeleceu escalas de classificação de riscos. Os níveis variam de 1 a 5 e que podem determinar, inclusive, o cancelamento de grandes eventos, como shows e atividades esportivas. Até o momento, a cidade já registrou os níveis 1, 2 e 3 nessa escala.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.