A “Biblioteca Sobre Rodas”, da Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, aproveita as férias escolares para renovar o acervo. Em janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promove o recolhimento de doações no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Praça Rotary, Vila Santa Cecília.
De acordo com o secretário de Cultura, Anderson de Souza, os livros doados são recebidos por um funcionário da secretaria e encaminhados para a bibliotecária. A funcionária é responsável por catalogar os títulos e realizar a triagem para definir o que vai para a estante da Biblioteca Raul de Leoni e o acervo do próprio projeto itinerante que doa ou troca livros.
“Com o início do ano letivo de 2025, a ‘Biblioteca Sobre Rodas’ retoma as atividades. Parte do roteiro de visitas do projeto é definido junto com as escolas e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros”, explicou Anderson.
Biblioteca Sobre Rodas já beneficiou cerca de dez mil pessoas
A iniciativa começou em abril de 2024. O propósito é incentivar a leitura por meio da doação e troca de livros. No ano passado, o projeto impactou quase dez mil pessoas. A biblioteca também promove atividades culturais como contação de histórias e teatro.
A iniciativa já visitou cerca de 50 locais entre escolas municipais, unidades de Cras, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), praças, eventos e ainda no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O acervo conta com títulos infantis, jovens e adultos, com destaque para autores nacionais.
O projeto quer democratizar a leitura e formar novos leitores, ao priorizar bairros que não contam com uma biblioteca pública.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.