Política
Fomento

Economia criativa do Carnaval de Maricá ganha reforço

Projeto inédito visa impulsionar a economia criativa e a pesquisa em torno do Carnaval.

Compartilhe:
15 de janeiro de 2025
Sara Oliveira
Economia criativa do Carnaval de Maricá ganha reforço
Serão criados um programa de capacitação profissional e uma cadeia científica multidisciplinar dedicada à promoção do conhecimento. (Foto: Vinícius Manhães / PMM)

De olho na economia criativa do Carnaval, a Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, vai inaugurar nesta sexta-feira (17), a partir das 16h, no Cine Henfil, a Universidade Livre do Carnaval (Ulcamar) e a Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (Rebeca). O evento contará com a presença de representantes das escolas de samba União de Maricá e Estação Primeira de Mangueira, além do grupo afro Ilê Ayê e do sambista Rafael Caçula.

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá, visa promover o conhecimento e a pesquisa no setor do Carnaval através de um programa de capacitação profissional e uma cadeia científica multidisciplinar. A Ulcamar será responsável por oferecer cursos técnicos, livres e de pós-graduação lato sensu, focados em consultoria, gestão e produção de eventos carnavalescos.

Impulsionando a economia criativa do carnaval

O secretário Sady Bianchin destacou a importância da Ulcamar como a primeira instituição do mundo dedicada a estimular a economia criativa do Carnaval. “Não falamos apenas sobre samba, mas também sobre diversas manifestações culturais como os blocos afro de Salvador, o maracatu de Pernambuco e o Bumba Meu Boi. Nosso objetivo é abranger mais de 60 profissões relacionadas ao Carnaval, promovendo uma economia criativa que é essencial para o futuro de Maricá”, explicou.

A Rebeca, por sua vez, buscará integrar outras instituições de ensino e pesquisa dedicadas ao estudo do Carnaval, promovendo uma rede de conhecimento e prática profissional. A parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o Instituto Brasil Social (IBS) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano reforça o compromisso com a formação acadêmica e a inclusão social.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.