Meio Ambiente
Regularização

Borboletário de Teresópolis recebe visita técnica do INEA

Objetivo é garantir que o espaço possa operar de acordo com as normas ambientais.

Compartilhe:
16 de janeiro de 2025
Sara Oliveira
Borboletário de Teresópolis recebe visita técnica do INEA
Regularização do Borboletário: INEA realiza visita técnica no local. (Foto: Jonathan Martins/ PMT)

Dando continuidade ao processo de regularização do ‘Borboletário’, localizado no Horto Municipal Carlos Guinle, no bairro Quarenta Casas, em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Cleber Ferreira, realizaram uma visita técnica ao local nesta segunda-feira (13). A iniciativa atende à solicitação do Prefeito Leonardo Vasconcellos ao Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A visita tem como objetivo regularizar a atividade no local, para garantir que as atividades do Borboletário estejam em conformidade com as legislações ambientais vigentes, o que contribui para a conservação das espécies, estimula a educação ambiental, possibilita pesquisas científicas e protege o meio ambiente local. Um documento elaborado pelo INEA, contendo toda a documentação necessária, será encaminhado à SMMA para a obtenção de todos os documentos necessários para regularizar o espaço.

A subsecretaria de Meio Ambiente, Flávia Araújo, e os biólogos responsáveis pelo Borboletário, Marina Duarte e Vitor Cunha, acompanharam a visita técnica dos profissionais do INEA.

Borboletário seguirá a Resolução n° 157/2018

Com base na Resolução n° 157/2018, que estabelece normas e regulamenta o manejo da fauna silvestre, abrangendo aspectos como criação, conservação, comercialização, pesquisa científica, abate e beneficiamento, a SMMA reafirma seu compromisso com a regularização do borboletário. O objetivo é garantir o bem-estar dos animais que habitam o local e assegurar que o espaço funcione de maneira adequada para a visitação pública.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.