A Prefeitura de Nilópolis, na Baixada Fluminense, anunciou que os boletos do IPTU 2025 serão distribuídos aos contribuintes a partir da segunda semana de janeiro. As cartas contêm a guia para pagamento em cota única, com opções de vencimento em 31 de janeiro, oferecendo um desconto de 10%, ou em 28 de fevereiro, com um desconto de 5% no valor total do imposto. Além disso, o pagamento pode ser feito em 10 parcelas, com vencimento inicial em março.
Os munícipes que não receberem o boleto até meados de janeiro podem acessar o documento digitalmente pelo Portal do Contribuinte, disponível no site da Prefeitura de Nilópolis. O portal permite a impressão da cota única ou das parcelas mensais, que começam a vencer em março. Para aqueles que preferirem, a segunda via do boleto pode ser obtida presencialmente no Departamento de Rendas Imobiliárias (DRI) da Secretaria de Fazenda, no térreo do prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Nesta fase inicial, o DRI oferece apenas a emissão da cota única, com as guias das parcelas disponíveis a partir da segunda quinzena de fevereiro.
É importante conferir as informações dos boletos antes do pagamento
A secretária de Fazenda, Janaina Tellini, enfatizou a importância de conferir as informações do boleto recebido. “É importante que, ao receber a correspondência do carteiro, a pessoa confira se o boleto tem a logomarca do município e os dados do imóvel, como localização, endereço e área territorial. Confirmar essas informações é importante para evitar os golpes”, alertou a secretária.
A mudança de carnê impresso para e-carta é uma iniciativa que busca reduzir custos, preservar o meio ambiente e oferecer maior praticidade na emissão e distribuição dos boletos. Aproximadamente 56 mil cartas serão distribuídas pelos Correios, com o vencimento das parcelas programado para o dia 10 de cada mês. Caso a data caia em um final de semana, o vencimento ocorrerá no primeiro dia útil subsequente.
Os contribuintes podem realizar o pagamento do IPTU 2025 via internet, pelo site do banco onde possuem conta, em casas lotéricas ou por meio de diversos canais físicos e digitais das instituições financeiras credenciadas.
A receita proveniente do IPTU é essencial para o município, financiando melhorias nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. “A receita proveniente do pagamento do IPTU permite ao município oferecer melhor serviço aos munícipes”, destacou Janaina Tellini.
Contribuintes que precisem atualizar ou cadastrar dados do imóvel podem fazê-lo pelo e-mail dri@nilopolis.rj.gov.br ou pessoalmente no DRI.
O Portal do Contribuinte oferece 16 serviços, incluindo a retirada da segunda via de tributos municipais, acesso ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), REGINS e consulta de processos e legislações municipais. Alguns serviços, como o parcelamento de tributos inscritos em Dívida Ativa, ainda estão em fase de conclusão.
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