Boa notícia para quem for correr a Maratona do Rio, que ocorre neste fim de semana (18 e 19). Pelo segundo ano consecutivo, um dos eventos mais importantes do calendário esportivo da capital fluminense oferecerá a seus participantes passagem gratuita de metrô.
Para ser liberado na catraca de qualquer uma das 41 estações ou nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS), o participante deve apresentar o uniforme de corrida oficial às equipes da concessionária.
A entrada gratuita é válida apenas para os dias das provas e durante o horário de funcionamento do sistema metroviário nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Já as linhas do MNS vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.
A ação é uma parceria entre a concessionária, a Maratona do Rio e a Eletromidia e tem o objetivo de apoiar os tradicionais eventos esportivos e culturais sediados na cidade.
O desafio da Maratona: sem desníveis, mas com calor
A onda de frio que chegou na cidade essa semana promete amenizar um pouco um dos maiores desafios encontrados por maratonistas que vêm ao Rio: o calor. O percurso, com saída e chegada na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, Zona Sul, é considerado fácil pela ausência de desníveis significativos ao seu longo mas, ao mesmo tempo, é também classificado como uma prova mais lenta, devido ao calor e à umidade que ocorrem habitualmente.
Mas também pode ser considerada uma das maratonas mais bonitas, já que atravessa boa parte da zona oceânica da cidade, passando pela orla de Botafogo, Copacabana, Ipanema e chegando até o Leblon.
Além da prova principal, outras corridas de rua são disputadas simultaneamente como parte do evento, como a Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (21k) e as modalidades 5k e 10k.