Emoção, memória e conhecimento marcaram o projeto Walking Tour. A iniciativa aconteceu na última sexta-feira (7), com mais um passeio cultural pela Imbetiba, em Macaé.
Crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de passear pela orla e ficar em uma sombra no canto próximo ao antigo Hotel. Eles receberam informações históricas em um dos bairros mais conhecidos da cidade do Norte Fluminense.
Imbetiba é reconhecida pela beleza natural e histórica, além de abrigar patrimônios e a Petrobras. O roteiro do Walking Tour foi de responsabilidade da guia Paloma Rosa, que conduz o projeto junto a Secretaria Adjunta de Turismo.
Walking Tour promoveu viagem ao passado
A iniciativa foi uma verdadeira viagem no tempo. O destaque das informações foi para o desenvolvimento do bairro, evolução, desde as origens como porto comercial no século XIX, além do papel no desenvolvimento urbano, cultural e econômico da cidade.
O Walking Tour apresentou o livro “ Macaé Portuária” com foco para a importância do Cais e o movimento portuário. Na ocasião, Paloma destacou memórias sobre o Colégio Castelo, produtos exportados no Cais e a divulgação do Jornal Macaense, em que anunciou que o Cais ganhou posições de 6º e 4º de maior movimentação cargueira. Em 1878, o local chegou a exportar 41 toneladas de produtos.
Outro momento que atraiu o interesse dos participantes foi a história do Grande Hotel Balneário de Imbetiba. Ele foi o primeiro hotel construído, especialmente, com finalidade turística, em Macaé, em 9 de junho de 1889, e chegou a ser intitulado o 1º hotel do Brasil, por ter inovações e banheiro. Atentas e fascinadas, as aposentadas Alice Pinheiro e Janilce Leandro Rosa. As duas se reencontraram no passeio e fizeram questão de lembrar fatos da antiga Imbetiba.
Novas edições do Walking Tour já foram definidas
As próximas edições previstas são para o Farol Velho, na última sexta-feira do mês, Solar dos Mellos, Forte Marechal Hermes, Igreja do Santana e Centro Cultural do Legislativo. Roteiros pedagógicos t ainda este ano, com destaque para os Colégios Luiz Reid e Mathias Neto.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.