Capital
oportunidade

Ministério da Saúde concede 78 bolsas de residência no RJ

Entre as bolsas do Rio de Janeiro, 52 para Residência Médica, nas áreas de Cirurgia Geral, Oftalmologia, Medicina de Família e Comunidade.

Compartilhe:
13 de fevereiro de 2025
Julio Cesar
Ministério da Saúde concede 78 bolsas de residência no RJ
Quase duas mil bolsas em todo o país. (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O Ministério da Saúde publicou o resultado final de dois editais do Pró-Residências. A inciativa concede bolsas para programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades uniprofissional e multiprofissional. 

O Rio de Janeiro foi contemplado com 78 bolsas. Destas, 52 para Residência Médica, nas áreas de Cirurgia Geral, Oftalmologia, Medicina de Família e Comunidade entre outras. Outras 26 oportunidades são para Residência em Área Profissional da Saúde, voltadas principalmente para a Atenção Básica, Saúde da Família, Terapia Intensiva.

Quase duas mil bolsas em todo o país

Ao todo, foram aprovados 511 programas em 94 especialidades e áreas de atuação, com 1.813 novas bolsas distribuídas em 24 estados brasileiros. Deste total, 1.044 bolsas são para Residência Médica e 769 para Residência em Área Profissional da Saúde. Também foi confirmada a concessão de 185 bolsas para a Amazônia Legal, sendo 52 para Residência Médica e 133 para programas de Residência em Área Profissional da Saúde.

“Este é realmente um número histórico. E isto ocorre porque o Governo Federal tem dado muita ênfase para a educação e a formação no Sistema Único de Saúde (SUS). A residência médica é um dos pilares para o sucesso do Mais Acesso a Especialistas que vem permitindo o acesso do paciente a consultas e exames especializados em menor tempo e com mais qualidade”, destaca a ministra Nísia Trindade.


 Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */