O município de Resende, no Sul Fluminense, realizou, no último sábado (22), as duas primeiras cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo municipal, esse feito é resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura de Resende, a Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia e os profissionais de saúde da região.
Prefeito de Resende celebrou o avanço
O prefeito de Resende, Tande Vieira, celebrou a conquista e destacou a importância do procedimento para a população. “Essa conquista é o resultado de uma luta constante, tanto do Diogo e de toda a equipe da Saúde quanto minha, como deputado estadual. A cirurgia bariátrica é um tratamento essencial para muitas pessoas e, agora, ela se torna uma realidade para nossa população, pelo SUS. Hoje, acompanhamos a alta da primeira paciente e isso é motivo de orgulho para todos nós. Vamos continuar trabalhando para oferecer tratamentos com qualidade e dignidade para todos”, afirmou.
No domingo (23), a primeira paciente submetida à cirurgia recebeu alta hospitalar. De acordo com a Prefeitura de Resende, as cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS representam uma nova alternativa para pacientes que necessitam de tratamento contra a obesidade, garantindo acesso a um procedimento de alta complexidade com qualidade e sem custos.
O governo municipal não detalhou a frequência com que os procedimentos serão realizados, mas indicou que a expectativa é ampliar o acesso ao tratamento bariátrico na rede pública nos próximos meses.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.