A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) segue promovendo a rodada de palestras “Riscos Psicossociais: o que as empresas devem fazer” por diversas unidades da federação e entidades parceiras no Estado. O objetivo é atualizar os empresários sobre as mudanças na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entra em vigor no dia 26 de maio. Entre os temas abordados estão os riscos psicossociais no ambiente de trabalho e as novas exigências relacionadas à gestão de riscos ocupacionais.
A próxima palestra será realizada pela Firjan Caxias e Região, na Baixada Fluminense, no dia 2 de abril, das 9h30 às 12h. O encontro contará com a participação do coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho da Firjan, Matheus Concolato de Araujo, que esclarecerá dúvidas sobre a implementação das novas diretrizes em conformidade com a Portaria MTE 1.419/2024. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril por meio deste formulário online.
A proposta das palestras é auxiliar os empresários na adaptação às novas exigências, visto que, após 90 dias da vigência da NR-1, aqueles que não estiverem em conformidade poderão estar sujeitos a penalidades. O evento já passou por Itaperuna, onde foi realizado no dia 13 de março.
A NR-1 amplia o foco da gestão de riscos ocupacionais, incluindo fatores psicossociais como estresse, carga emocional e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Durante as palestras, os especialistas esclarecerão quais medidas as organizações devem adotar e quais serão os critérios das fiscalizações.
Próximas palestras da Firjan
Abril:
- Duque de Caxias: 2/4, das 9h30 às 12h (inscrição até 1/4)
- Nova Friburgo: 15/4, das 16h às 18h (inscrição até 10/4)
- Três Rios: 16/4, das 14h às 16h (inscrição até 15/4, às 12h)
- Niterói: 17/4, das 9h30 às 12h (inscrição até 16/4)
Maio:
- Volta Redonda: 6/5, às 15h (inscrição em breve)
- Rio de Janeiro (Santa Cruz): 8/5 (inscrição em breve)
- Campos dos Goytacazes: 20/5, às 18h30 (inscrição em breve)
- Nova Iguaçu: 22/5, às 10h (inscrição em breve)
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.