A hotelaria do Rio de Janeiro teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025, alcançando uma média de 84,74% de ocupação, o melhor resultado dos últimos anos. O dado foi divulgado pelo HotéisRIO, sindicato que representa a hotelaria da capital fluminense, e reflete um período aquecido pelo Carnaval, shows internacionais e um calendário robusto de eventos corporativos e turísticos.
Em comparação com anos anteriores, o crescimento é significativo. Em 2024, a média de ocupação nos três primeiros meses do ano foi de 72,87%, enquanto em 2023 o número foi de 77,57%. A performance de 2025 representa, portanto, uma recuperação consistente e um novo patamar para o turismo na cidade.
Entre as regiões com melhores índices de ocupação no primeiro trimestre estão Leme/Copacabana (92,20%), Ipanema/Leblon (86,57%), Barra da Tijuca/Recreio (84,30%), Flamengo/Botafogo (82,52%) e Centro (73,51%).
Turismo de lazer e de negócios impulsionam a hotelaria
Segundo Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, o resultado é fruto da combinação entre turismo de lazer e de negócios. “Entre os fatores que explicam esse resultado estão os eventos que aconteceram nesse período, como o Carnaval, que registrou o melhor desempenho da década, com 98,62% de ocupação no Rio, shows como os da Christina Aguilera (72,34%) e da Shakira (81,56%) e eventos como a SRE Super Rio Expofood e a LAAD Defence & Security 2025”, destacou.
Lopes também projeta continuidade nesse bom desempenho ao longo do ano, com eventos já confirmados como o show da Lady Gaga, a reunião de cúpula dos BRICS, o Rio Pipeline & Logistics e o OTC Brasil 2025 — cujas últimas edições atraíram 10 mil e 25 mil pessoas, respectivamente.
“Vamos continuar promovendo o Rio como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo”, concluiu Alfredo Lopes.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.