Transporte & Mobilidade Urbana
Transporte & Mobilidade Urbana
Por Tamima de Souza

Maio Amarelo?

O advogado Armando de Souza ressalta a falta de resultados práticos da campanha de conscientização do Maio Amarelo

Compartilhe:
05 de maio de 2025
Maio Amarelo?
A campanha do Maio Amarelo conscientiza para a redução dos acidentes de trânsito.

*Por Armando de Souza

Objetivando colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito, a Organização das Nações Unidas – ONU em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011/2020, criou o movimento MAIO AMARELO NO TRÂNSITO, utilizando-se da cor amarela, a mesma cor de atenção nos sinais de trânsito.

Infelizmente, daquele tempo até este no Brasil não se educou eficazmente os motoristas e os pedestres nem se cuidou da boa aplicação da legislação de trânsito, ao contrário. Logo, aumentaram o número de mortes e lesões no trânsito brasileiro.

É urgente que os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito façam eficientes campanhas de convencimento das pessoas de que a legislação de trânsito tem como objetivo proteger a vida dessas inúmeras pessoas que transitam pelas vias públicas.

O trânsito brasileiro pode ser mais seguro, confortável e humano, bastando que o poder público e a sociedade civil politicamente organizada assim o queiram.

Assim, já que por ora não temos nada para comemorar, sugiro aos bem-intencionados que iniciemos agora o processo de redução da violência no trânsito brasileiro, para que no próximo ano (2026) tenhamos verdadeiros motivos para comemorar.


Armando de Souza, advogado, é sócio da sociedade Armando de Souza Advogados , membro efetivo do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional) e ex-presidente da Comissão de Trânsito da OAB Nacional e da Comissão de Trânsito da OAB/RJ.

Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.

/* */