Cultura & Lazer
Conhecimento

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

Nova atração educativa busca aproximar crianças da ciência que estuda o passado por meio de experiências lúdicas e práticas.

Compartilhe:
19 de maio de 2025
Sara Oliveira
Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia
Nova ferramenta pedagógica transforma visitantes em "detetives da história". (Foto: Gabriele Rocha)

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de Rio Claro, acaba de ganhar um reforço em seu trabalho de educação patrimonial. No início de maio, foi inaugurado o Espaço Arqueologia Divino de Oliveira, um novo ambiente voltado para o ensino de arqueologia de forma lúdica, especialmente voltado ao público infantojuvenil. A proposta é estimular a curiosidade das crianças e fazê-las compreender, na prática, como é possível conhecer o passado por meio de vestígios materiais.

Duas ferramentas pedagógicas compõem o novo espaço. A primeira é uma simulação de um sítio arqueológico, onde réplicas de artefatos encontrados em São João Marcos são enterradas. Com o auxílio de pás e pincéis, os alunos escavam e analisam os itens, exercitando um olhar investigativo sobre os objetos. Já a segunda ferramenta é um terrário que representa a estratigrafia, evidenciando as diferentes camadas de solo e sua importância para a datação e interpretação dos achados.

Segundo Beatriz Velloso, arqueóloga do Parque, o novo espaço contribui para tornar mais acessível o entendimento sobre arqueologia. “Minha intenção é que passem a enxergar cada pedra, telha e tijolo que encontramos no passeio como fontes de informação para contar a história de São João Marcos”, explica. “Quanto mais lúdica e interativa for uma atividade educativa, mais fácil para as crianças entenderem a importância de preservar o nosso patrimônio”, completa.

Parque São João Marcos homenageia o arqueólogo Divino de Oliveira

A iniciativa homenageia o arqueólogo Divino de Oliveira, que participou dos estudos iniciais do sítio arqueológico e colaborou com o projeto ao longo dos seus 14 anos de existência. Presente na cerimônia de inauguração, o profissional se emocionou com a homenagem que leva seu nome.

A novidade já tem repercutido positivamente entre os visitantes. Ana Vitória, de 9 anos, estudante da Escola Municipalizada de Lídice, descreveu a experiência como “muito boa”. “Foi legal porque a gente cavou e encontrou coisas antigas que falam sobre aquelas pessoas que moravam lá”, comentou.

Inaugurado em 2011, o Parque São João Marcos é um espaço educativo e cultural patrocinado pela Light, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL. A gestão-executiva é feita pelo Instituto Cultural Cidade Viva. O local recebe visitantes regularmente e promove atividades voltadas à valorização do patrimônio histórico e ambiental da região.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */