Foco Imobiliário
Foco Imobiliário
Coluna do Creci-RJ

Corretor de imóveis é peça-chave na incorporação imobiliária

Coluna Foco Imobiliário destaca o episódio 39 do PodCreci, com o tema “Incorporação imobiliária e novos negócios”

Compartilhe:
11 de julho de 2025
Corretor de imóveis é peça-chave na incorporação imobiliária
Importância do trabalho do corretor foi tema de debate no PodCreci

No episódio 39 do PodCreci, o podcast do Creci-RJ, o tema abordado foi “Incorporação imobiliária e novos negócios”, com a participação de Tales Rocha, corretor de imóveis e viabilizador de projetos com mais de 13 anos de atuação no mercado imobiliário.

Tales trouxe luz a um aspecto muitas vezes pouco explorado: o papel estratégico do corretor de imóveis no processo de incorporação. “A nossa legislação, desde 1964, já previa a possibilidade do corretor participar desse processo. Só três pessoas podem incorporar no Brasil: o proprietário do terreno, uma construtora e um corretor de imóveis. Percebe que o corretor de imóveis já está aí inserido de alguma maneira?”, destacou.

Atuação do corretor vai além da intermediação

Segundo Tales, a atuação do corretor nesse segmento envolve muito mais do que a tradicional intermediação. É um trabalho técnico e de análise de viabilidade, que demanda conhecimento aprofundado do território onde se pretende desenvolver o empreendimento. “Se estou em um município, por exemplo, preciso conhecer de uma ponta a outra daquela região, entender sobre as zonas de construção, topografia, legislação ambiental, além de dominar ferramentas como drones e máquinas fotográficas. Isso tudo cria agilidade no processo e pode ser determinante para o sucesso do negócio”, explicou.

Conhecimento técnico e visão de negócio

O corretor de imóveis, quando preparado, pode ser a ponte entre construtoras, proprietários de terrenos e investidores. Tales ressaltou que, ao perceber o movimento de uma construtora em direção a determinada região, o corretor pode se antecipar, apresentar opções viáveis e transformar essa ação em uma oportunidade de negócio. “Se eu souber que tem uma construtora chegando, eu me antecipo e apresento terrenos. Isso pode ser parte de uma apresentação estratégica”, comentou.

Parcerias como caminho

Para quem deseja ingressar na área de incorporação, mas ainda não domina todas as etapas técnicas, Tales aconselha buscar parcerias. “Se não é sua área, faz uma parceria com alguém que entenda bem. A incorporação exige um estudo aprofundado e os ganhos podem ser significativos”, afirmou.

O corretor dentro de uma equipe multidisciplinar

No processo de incorporação, o corretor atua lado a lado com advogados e engenheiros, especialmente na elaboração de laudos de viabilidade técnica. É necessário respeitar os limites de cada profissão envolvida, mas também saber dialogar e contribuir com informações estratégicas para a tomada de decisões. “Na parte financeira, o corretor precisa analisar variáveis importantes. O negócio precisa ser bom para o proprietário do terreno, vantajoso para a incorporadora e, claro, atrativo para o cliente final. Essa análise é parte fundamental do processo”, completou Tales.

Experiência e liderança

Com mais de 18 anos de experiência em atendimento ao cliente e uma trajetória consolidada no setor, Tales Rocha é delegado do Creci-RJ, conselheiro suplente, secretário da Comissão de Compra e Venda e criador e coordenador da Comissão de Incorporação e Novos Negócios do Conselho. À frente de uma equipe reconhecida nacionalmente, protagoniza operações de grande porte e contribui para o desenvolvimento técnico e estratégico de corretores em todo o país.

O episódio completo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rsmy3wu2Ijw&t=1561s


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)


/* */