Neste fim de semana, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, celebra os 152 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o brasileiro reconhecido mundialmente como o Pai da Aviação. O inventor, que escolheu o município serrano como refúgio, será homenageado com uma programação especial no Museu Casa de Santos Dumont — conhecido como “A Encantada” — incluindo entrada gratuita para moradores no domingo (20), lançamento da nova identidade visual do espaço e atividades culturais.
As celebrações começam no sábado (19), com a oferta de meia-entrada para todos os visitantes. Às 18h, o público poderá assistir gratuitamente ao concerto do Trio Minuetto — formado pelos violinistas Thiago da Costa e Dalibor Svab, e pelo violista Carlos Tavares — dentro da série “Festival nas Casas Históricas”, parte do Festival de Inverno Dellarte.
No domingo (20), data do aniversário de nascimento de Santos Dumont, a programação tem início às 9h30 com o hasteamento da bandeira nacional, em parceria com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta Petrópolis), seguido pelo tradicional corte de bolo e pelo lançamento da nova identidade visual do museu. Durante o dia, os visitantes também serão recebidos pelo ator Sylvio Costa Filho, caracterizado como o próprio Santos Dumont.
Entrada gratuita para moradores de Petrópolis no dia do aniversário de Santos Dumont
A entrada no museu será gratuita para moradores de Petrópolis no domingo (20), mediante doação de itens de limpeza e higiene. Para os demais visitantes, o valor do ingresso permanece em R$5. Ainda como parte das comemorações, o Teatro Imperial sediará, às 11h, a contação de histórias “Sonhando Santos Dumont”, baseada na obra de Sylvia Orthof e encenada pela atriz Christiane Carvalho. A atividade também será gratuita.
Inaugurado como museu em 1956, o espaço preserva a residência de verão construída em 1918 por Santos Dumont. A casa mantém suas características originais, com objetos, livros, cartas, móveis e curiosidades como o chuveiro com sistema de aquecimento a álcool e a escada em formato de raquete — que só pode ser subida iniciando com o pé direito. O local também abriga o Centro Cultural 14-Bis, onde ocorrem exposições e exibições de filmes sobre o inventor. Hoje, o museu recebe cerca de 10 mil visitantes por mês e segue como um dos principais pontos turísticos e históricos de Petrópolis.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.