A Região da Costa Verde dá início ao Agosto Lilás — mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento à violência contra a mulher — com um evento em Angra dos Reis. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a organização Livre de Assédio e a Prefeitura Municipal, acontece nesta sexta-feira (1º), e tem como foco a divulgação do protocolo “Não é Não! Respeite a Decisão”.
O encontro regional é gratuito, aberto ao público e será realizado no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara. A ação busca capacitar profissionais que atuam em bares, casas noturnas, hotéis e eventos para identificar sinais de violência ou assédio e agir de forma correta no acolhimento das vítimas. Interessados em participar devem se inscrever neste link.
Ação reforça prevenção e capacitação de profissionais para
“Iniciamos o Agosto Lilás reforçando a importância da prevenção e da capacitação de profissionais para agir em situações de violência contra a mulher. O protocolo ‘Não é Não’ é uma ferramenta essencial para garantir mais segurança em espaços de convivência, especialmente no lazer e na noite, onde muitas vezes ocorrem episódios de assédio e abuso”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar.
Ana Addobbati, CEO e fundadora da Livre de Assédio, ressaltou o papel das ações educativas na redução de casos de violência. “A mudança de comportamento precisa acontecer não apenas nas pessoas, como também nas instituições. Desta forma, podemos criar uma rede que contribua significativamente para a redução das estatísticas sobre violência de gênero no país”, afirmou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.