Baixada Fluminense
Gratuito

Espetáculo circense coloca cultura cigana em cena no interior do Rio

“Optchá!” mistura dança, música e circo em seis municípios fluminenses, com entrada gratuita e oficinas para jovens.

Compartilhe:
28 de agosto de 2025
Sara Oliveira
Espetáculo circense coloca cultura cigana em cena no interior do Rio
Turnê vai de Mangaratiba a Petrópolis entre 29 de agosto e 21 de setembro. (Foto: Divulgação)

O espetáculo “Optchá!” chega ao interior do Rio de Janeiro com a proposta de unir arte circense e cultura cigana, promovendo acesso gratuito à cultura em cidades com pouca oferta artística. A montagem, dirigida por Lino Rocca e Vânia Santos, com trilha sonora original de Chiquinho Rota, combina malabarismo, palhaçaria, mágica, contorcionismo, dança cigana e canto em uma experiência para todas as idades. A turnê começa nesta sexta-feira (29), em Mangaratiba, no Sul Fluminense, com apresentação no Ciep Brizolão 294 Candido Jorge Capixaba.

Em Mangaratiba, o público também terá acesso a uma oficina de técnicas circenses pela manhã, às 11h. No sábado, a montagem será apresentada na Praça do Miro, no bairro Lages, em Paracambi, e no domingo (31), o público poderá assistir ao show no Auditório do Colégio Municipal Joaquim Mendes, em Engenheiro Paulo de Frontin. Todas as sessões acontecem às 15h e são gratuitas.

As apresentações seguem até 21 de setembro, passando também por Barra do Piraí e Petrópolis, sempre às 15h.

Calendário de apresentações do espetáculo circense

  • 29/08 (sexta) – Ciep Brizolão 294 Candido Jorge Capixaba, Mangaratiba (no mesmo dia terá Oficina de Palhaçaria, às 11h)
  • 30/08 (sábado) – Praça do Miro, Bairro Lages, Paracambi
  • 31/08 (domingo) – Auditório do Colégio Municipal Joaquim Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin
  • 07/09 (domingo) – Espaço do Artesão – Secretaria Municipal de Cultura, Miguel Pereira
  • 14/09 (domingo) – Salão do Royal Sport Club, Barra do Piraí
  • 21/09 (domingo) – Centro de Cultura Raul de Leoni, Petrópolis

A narrativa leva o público a vivenciar a rotina de um acampamento cigano, explorando de forma poética e crítica a trajetória de um povo historicamente marginalizado. “Queremos proporcionar ao público não só entretenimento, mas também reflexão. Por meio da arte, promovemos o respeito às diferenças e valorizamos culturas excluídas como a cigana”, afirma Adriano Sampaio Evangelista, o Didi, produtor cultural e artista da Turma em Cena.

O elenco conta ainda com Patrick Carvalho (contorcionismo e duo acrobático), Daniel Carrizo (malabares e adágio), Adailzo Amorim (malabares e adágio) e Vânia Santos (danças ciganas e duo acrobático). A cenografia e os figurinos são assinados por Marcelo Viégas e Vânia Santos.

O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

Classificação indicativa: Livre
Mais informações: www.turmaemcena.art.br


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */