A Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, iniciou nesta segunda-feira (16) o projeto “PrePara o Futuro”, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa oferece curso gratuito para jovens de 16 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social e que se preparam para prestar vestibular.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, na Escola Municipal Professor Jansen Pereira de Melo, e seguem até o dia 5 de dezembro.
Além de um curso gratuito
A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eneila Lucas, ressaltou a importância do projeto como ferramenta de transformação social. “Nossa meta é preparar nossos alunos para a faculdade e, posteriormente, para o mercado de trabalho. Fui professora de português e redação e, por muito tempo, vi sonhos se tornarem realidade, e é o que buscamos a partir de hoje”, destacou.
O programa é desenvolvido pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) em parceria com a FUNRIO. Além da preparação acadêmica, a proposta inclui apoio psicossocial, formação técnica, atividades voltadas para cidadania e direitos humanos, além do incentivo à equidade social.
A coordenadora do curso, Maria Fernanda, reforçou o impacto da iniciativa. “Queremos aprimorar o futuro desses jovens para que consigam ter uma carreira e uma vida de sucesso. É uma oportunidade para mudar a vida de quem tem muito a viver, mas se encontra em situação vulnerável”, afirmou.
Para os alunos, a expectativa é grande. Camile Victória, de 17 anos, já tem planos para o futuro: “A minha vontade é cursar medicina veterinária ou educação física. Acredito que o curso tem recursos extras que vão me ajudar a alcançar o meu objetivo”.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.